IMPEACHMENT

Câmara dos Estados Unidos abre processo de impeachment contra Trump

Trump é acusado de tentar pressionar a Ucrânia para prejudicar Joe Biden

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 24/09/2019 às 18:08
SAUL LOEB / AFP
Trump é acusado de tentar pressionar a Ucrânia para prejudicar Joe Biden - FOTO: SAUL LOEB / AFP
Leitura:

A presidente da Câmara de Representantes, Nancy Pelosi, anunciou, nesta terça-feira (24), a abertura de um processo formal de impeachment contra o presidente Donald Trump, alegando que ele violou a Constituição ao buscar ajuda da Ucrânia para investigar o adversário democrata, Joe Biden. No seu Twitter, Trump criticou o que classificou como "caça às bruxas democrata por abertura do processo de impeachment.

>> Veja como funciona o processo de impeachment nos EUA

Pelosi demonstrou pouco entusiasmo pelo impeachment durante os três primeiros anos da presidência de Trump, mas o escândalo político sobre a tentativa de Trump de pressionar a Ucrânia para prejudicar o possível candidato democrata, Joe Biden, às eleições de 2020 foi a gota d'água.

"As ações da Presidência de Trump revelaram fatos desonrosos de traição do presidente ao seu juramento de posse, traição à nossa segurança nacional e traição à integridade das nossas eleições", declarou Pelosi.

"Portanto, hoje eu anuncio que a Câmara de Representantes está avançando com um processo oficial de impeachment", concluiu.

"Caça às bruxas", diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, denunciou nesta terça-feira, em Nova York, "uma caça às bruxas lixo", após o anúncio da líder democrata no Congresso anunciar a abertura de uma investigação visando seu impeachment.

"Um dia importante nas Nações Unidas, muito trabalho, muito sucesso, e os democratas decidem atropelar tudo com uma nova (...) caça às bruxas lixo", tuitou o presidente da Torre Trump, na 5a Avenida.

Entenda o processo de impeachment nos EUA

Câmara de Representantes - Acusação

> Somente a Câmara de Representantes pode acusar o presidente (atual estágio);
> Acusação deve ser avaliada por um comitê - provavelmente o Comitê Judiciário da Câmara;
> Se a evidência for forte, o comitê elabora os "artigos do impeachment" e envia para o todo o Congresso;
> Os artigos são votados na Câmara. É necessário maioria simples (metade mais um dos presentes) para a aprovação. A Câmara tem 435 cadeiras, sendo 235 democratas, 199 republicanos e um independente;
> Se a acusação for aprovada, o presidente é indiciado. A Câmara indica membros para continuar o caso no Senado;

Senado - Julgamento

>O Senado julga o processo de destituição;
>No Senado, os representantes da Câmara atuam como promotores e o presidente e seus advogados como defesa. O presidente da Suprema Corte preside o julgamento;
>É necessária maioria de 2/3 para a condenação. São 100 senadores, sendo 53 republicanos, 45 democratas e 2 independentes;
>A condenação implicaria na destituição imediata do presidente, sem recurso possível. O vice-presidente assume.

Qual o argumento usado contra Trump?

Presidente da Câmara dos Representantes, Nancy Pelosi, anunciou a abertura de um processo formal de impeachment contra Donald Trump alegando que ele violou a Constituição ao buscar ajuda da Ucrânia para investigar o adversário democrata Joe Biden.

Últimas notícias