REDE SOCIAL

Trump e Greta Thunberg trocam ironias no Twitter

O presidente dos EUA ironizou a ativista ambiental, escrevendo que a adolescente sueca ''parece uma menina muito feliz''

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 24/09/2019 às 21:42
STEPHANIE KEITH / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Ativista ambiental Greta Thunberg - FOTO: STEPHANIE KEITH / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP
Leitura:

O presidente americano, Donald Trump, ironizou nesta terça-feira (24) a ativista ambiental Greta Thunberg, cujo discurso apaixonado no dia anterior foi o ápice da cúpula climática na ONU, escrevendo que a adolescente sueca "parece uma menina muito feliz".

Com olhos lacrimejantes e voz trêmula, Thunberg, de 16 anos, acusou os líderes mundiais de trair sua geração por sua inação para limitar o aquecimento global.

"Roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias (...) Estamos no início de uma extinção em massa, e a única coisa que vocês falam é sobre dinheiro e contos de fadas de crescimento econômico eterno. Como se atrevem? ", lançou a ativista, a nova face de um movimento mundial de jovens que exige ações urgentes contra o aquecimento global.

"Ela parece uma menina muito feliz, olhando para um futuro brilhante e maravilhoso. Que lindo de ver!", escreveu Trump, um cético sobre as mudanças climáticas que retirou seu país do Acordo de Paris, em tuíte que acompanhou um vídeo do discurso.

O tuíte sobre Thunberg, que sofre da síndrome de Asperger, um distúrbio do espectro autista, causou alvoroço nas redes sociais, com 16.000 respostas em três horas, muitas delas atacando o presidente dos EUA.

"Donald Trump mexer com uma jovem inocente é absolutamente nojento", escreveu um internauta. 

Mas outros se colocaram do lado do presidente americano, acusando a ativista de ter sofrido "uma lavagem cerebral". 

Mais tarde Greta Thunberg, a nova face de um movimento mundial de jovens que exigem ações urgentes contra o aquecimento global, mudou sua biografia do Twitter, retomando palavra por palavra o que o presidente americano disse sobre ela: "Uma jovem feliz que espera um futuro brilhante e maravilhoso".

"Quando seu presidente troll é superado", tuitou o empresário e colunista Jeff Yang, ao lado de uma imagem da nova biografia de Thunberg.

Cúpula do clima

Greta Thunberg e Donald Trump cruzaram-se brevemente durante a cúpula climática da ONU em Nova York, onde o presidente americano fez uma aparição surpresa de alguns minutos.

Um vídeo do momento em que eles se cruzam e mostra a jovem fuzilando Trump com o olhar viralizou na internet.

Últimas notícias