campanha

Em evento com Contag, Dilma promete ampliar políticas para agricultura familiar

Dilma recebeu uma lista com 13 reivindicações da Contag para um eventual segundo mandato

Da ABr
Cadastrado por
Da ABr
Publicado em 28/08/2014 às 18:41
Foto: AFP
Dilma recebeu uma lista com 13 reivindicações da Contag para um eventual segundo mandato - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

A candidata do PT à reeleição, Dilma Rousseff, participou nesta quinta-feira (28) de ato da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), que oficializou apoio à sua candidatura. Dilma recebeu uma lista com 13 reivindicações da Contag para um eventual segundo mandato e se comprometeu a manter e ampliar políticas de apoio aos trabalhadores rurais e agricultores familiares.

Dilma criticou adversários que defendem a redução do número de ministérios, com o fechamento, entre outros, do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e disse que pretende fortalecer a pasta e outras instituições do setor, como o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e a recém-criada Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater).

“Eles (os adversários) acham que o MDA não tem nada de diferente do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento). Essa é a posição deles, mas não é a nossa. Sabemos o que foi a parceria e o diálogo com os agricultores familiares, os sem-terra, os trabalhadores rurais e sabemos o quanto evoluiu nossa política por conta desse ministério”, avaliou.

A candidata também prometeu aumentar o número de moradias no campo na nova etapa do Programa Minha Casa, Minha Vida e ampliar políticas de crédito e assistência para a agricultura familiar, além de estimular o cooperativismo e fortalecer a reforma agrária. Dilma reconheceu que a atual política de assentamentos “não é perfeita”.

“A reforma agrária não é perfeita, é cheia de falhas que cada vez mais vamos ter que preencher. É fato que, junto com o governo do presidente Lula (Luiz Inácio Lula da Silva), incorporamos 5 milhões de hectares de terras e estamos chegando a 100 mil famílias assentadas. Mas não é só distribuir terras. O assentado não pode ter só a distribuição de terra, não pode ficar abandonado à própria sorte ou às pressões do mercado”.

Recebida no evento com músicas da Marcha das Margaridas, movimento de mulheres camponesas ligado à Contag, Dilma destacou durante seu discurso políticas rurais voltadas para esse segmento. A candidata também disse que tem compromissos com o combate ao trabalho escravo e à violência no campo, principalmente por motivos fundiários e contra a mulher.

No discurso, Dilma voltou a dizer que alguns de seus adversários fazem uma campanha eleitoral baseada no medo e na desinformação e convocou os apoiadores a defender sua reeleição. Segundo Dilma, para governar o país, não se trata de ser uma “pessoa boa ou má”, mas de ter compromissos. “Para mim, os bons são os que têm compromisso com a distribuição de renda e a inclusão”, acrescentou a candidata, em entrevista após o evento. Ela também reafirmou sua intenção de manter, sem mudanças, a atual política de reajuste do salário mínimo.

Últimas notícias