belo horizonte

Preso do mensalão perde benefício após vídeo em que aparece em bar

Deputado Romeu Queiroz cumpre pena de seis meses de prisão em regime aberto

Folhapress
Cadastrado por
Folhapress
Publicado em 28/01/2015 às 17:19
Leitura:

O ex-deputado pelo PTB Romeu Queiroz, condenado no julgamento do mensalão, teve o direito de trabalho externo e saídas temporárias suspensos após a divulgação de um vídeo em que ele supostamente aparece bebendo cerveja em um bar de Belo Horizonte.

A juíza Miriam Vaz Chagas, da Vara de Execuções Penais de Ribeirão das Neves (MG), determinou a suspensão cautelar dos benefícios. Ele cumpre pena de seis anos e seis meses de prisão em regime semiaberto na penitenciária José Maria Alkmin, no município da região metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, "a decisão foi motivada por notícia, veiculada na semana passada, de que ele estava em um bar, na capital mineira, bebendo cerveja". O vídeo foi enviado ao portal O Tempo, de Minas, e mostra o ex-deputado em uma mesa com pelo menos mais uma pessoa.

A decisão foi divulgada nesta terça-feira (27). Além de suspender os benefícios, a juíza designou uma audiência para apurar o fato, marcada para março. Também mandou um ofício ao STF (Supremo Tribunal Federal), onde Queiroz foi condenado, para que a corte informe se caberá à vara de Ribeirão das Neves julgar a regressão de regime.

O advogado do ex-deputado, Marcelo Leonardo, nega que seu cliente tenha cometido irregularidades. "Consideramos essa decisão injusta e ilegal. Ilegal porque a juíza deveria ter ouvido primeiro o próprio condenado. Ela suspendeu o benefício e marcou para ouvi-lo só em março", disse o defensor.

"Se ela o tivesse ouvido, ele poderia esclarecer que foi almoçar no estabelecimento e que não ingeriu bebida alcoólica, a única coisa que ele não poderia fazer", completou. Uma das regras do regime semiaberto é a proibição de consumo de bebidas alcoólicas pelos condenados.

Marcelo Leonardo afirmou que ingressará com um agravo de execução para recorrer da decisão.

Queiroz trabalhava em sua própria empresa, a RQ Participações S/A, no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte. Ele foi condenado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro no processo do mensalão. No final do ano passado, tentou a progressão para o regime aberto, mas o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, negou o pedido porque ele não havia comprovado o pagamento de uma multa de R$ 828 mil reais que é parte de sua pena.

Últimas notícias