Suspensão

Ministro do STF suspende nomeação de Lula e investigação volta para Moro

O ministro Gilmar Mendes afirmou na decisão que viu intenção do ex-presidente em fraudar as investigações da Lava Jato contra ele

Do Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Do Estadão Conteúdo
Publicado em 18/03/2016 às 21:31
Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas
O ministro Gilmar Mendes afirmou na decisão que viu intenção do ex-presidente em fraudar as investigações da Lava Jato contra ele - FOTO: Foto: Paulo Pinto/ Fotos Públicas
Leitura:

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, suspendeu, nesta sexta-feira (18), a nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como ministro-chefe da Casa Civile decidiu que o processo do petista deve ficar com o juiz Sérgio Moro, responsável pela Lava Jato na primeira instância.

 O ministro do STF se manifestou a favor do pedido do mandado de segurança de dois partidos da oposição, PSDB e PPS, que alegavam que Lula havia tomado posse para ganhar foro privilegiado e ser julgado pelo Supremo.

Antes de proferir a decisão, Gilmar Mendes já havia declarado que não havia dúvidas de que a nomeação do ex-presidente para um cargo no Executivo tinha esse objetivo. O governo ainda pode recorrer da decisão e levar o caso para a análise do plenário da Corte. do STF.

Últimas notícias