perfis

Saiba quem são os candidatos à presidência da Câmara

Até o final da noite da terça-feira (12), 14 deputados haviam se inscritos como candidatos

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 13/07/2016 às 7:04
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Até o final da noite da terça-feira (12), 14 deputados haviam se inscritos como candidatos - FOTO: Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Leitura:

Os 513 deputados federais devem eleger nesta quarta-feira (13) o novo presidente da Câmara dos Deputados, para suceder o polêmico Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que renunciou por pressões após ser afastado do cargo pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e ser envolvido na Operação Lava Jato. Cargo com regalias e papel decisivo em meio a crise política do país, a presidência da Câmara atraiu pelo menos 14 candidatos até o final da noite dessa terça (12). Conheça um pouco do perfil dos nomes que disputam o comando da Câmara Federal:

Rogério Rosso (PSD-DF)

Tido como favorito do chamado centrão, grupo de partidos ligados ao ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ), Rogério Rosso ganhou notoriedade por presidir a Comissão Especial que aprovou a abertura do processo de impeachment contra a presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Advogado e músico, ele já foi governador do Distrito Federal e ocupou cargos estratégicos nas gestões dos ex-governadores Joaquim Roriz e José Roberto Arruda.

Giacobo (PR-PR)

Ligado à bancada do agronegócio, Giacobo é outra aposta do centrão na corrida pelo comando da Câmara. No quarto mandato federal, ele é atualmente o 2º vice-presidente da Casa e já presidiu a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural. Empresário do ramo de móveis e eletrodomésticos, ele tem passagens pelo PPS e PL.

Marcelo Castro (PMDB-PI)

Ministro da Saúde no governo Dilma Rousseff (PT), Marcelo Castro foi escolhido como candidato oficial do PMDB na disputa e embaralhou a lista de favoridos na corrida pela cadeira de presidente da Câmara. Além de representar os peemedebistas, ele tem inserção em grupos de esquerda, como o PT e o PCdoB, por ter votado contra o impeachment. Professor da Universidade Federal do Piauí, ele presidiu a CPI que investigou acidentes aéreos em 2007 e foi o relator da última versão da reforma política. Já foi filiado ao PSDB e o PPR.

Rodrigo Maia (DEM-RJ)

No quinto mandato como deputado federal, Rodrigo Maia chegou a ser apontado como o principal nome de oposição ao chapão. Relator da proposta de Reforma Política e é presidente da Comissão Especial da DRU em 2015, Maira foi o primeiro presidente nacional do Democratas após a legenda ganhar esse nome e também liderou o partido na Câmara. Sua candidatura à sucessão de Eduardo Cunha chegou a ter o aval do ex-presidente Lula. Já foi filiado ao PFL e ao PTB.

Fausto Pinato (PP-SP)

Em primeiro mandato, Fausto Pinato ficou conhecido por ser o primeiro relator do processo contra Eduardo Cunha (PMDB-RJ) no Conseho de Ética da Câmara, mas teve que deixar o posto após manobras do peemedebista. Advogado, já atuou como secretário parlamentar na Câmara e como assessor técnico na Assembleia Legislativa de São Paulo. Já foi filiado ao PRB.

Esperidião Amin (PP-SC)

Duas vezes governador de Santa Catarina e duas vezes prefeito de Florianópolis (SC), além de um período como senador, Amin é professor universitário formado em Administração. Exerce o terceiro mandato como deputado federal.

Luiza Erundina (PSOL-SP)

Ex-prefeita de São Paulo (SP) e ex-ministra da Administração Federal no governo Itamar Franco, Luiza Erundina é a única candidata já registrada que integra um partido de oposição ao governo do presidente interino Michel Temer (PMDB). Na Câmara há cinco mandatos, Erundina, que é Assistente Social, já foi filiada ao PT e ao PSB.

Carlos Manato (SD-ES)

Atual corregedor da Câmara, Carlos Manato exerce o seu quarto mandato como deputado federal. Ele já integrou a Mesa Diretora da Casa por duas vezes, ambas como suplente. Médico e sindicalista, começou a carreira política no PSDB e já foi filiado ao PDT.

Fábio Ramalho (PMDB-MG)

Prefeito de Malacacheta (MG) por duas vezes, Fávio Ramalho está no terceiro mandato. Ele presidiu a Comissão de Legislação Participativa na Câmara. Já passou pelo PTB, PV e PMB.

Carlos Henrique Gaguim (PTN-TO)

Gaguim está no primeiro mandato como deputado federal, mas já foi ex-governador do Tocantins e por duas vezes presidiu a Assembleia Legislativa do estado. Formado em Administração, ele já integrou os quadros do PTB, PMDB e PMB.

Evair Vieira de Melo (PV-ES)

Técnico agrícola e administrador de empresas, Evair está em seu primeiro mandato como deputado federal e é vice-líder do PV na Casa. Ele é ex-presidente do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper).

Cristiane Brasil (PTB-RJ)

Filha do ex-deputado federal Roberto Jefferson, delator do Mensalão, e presidente nacional do PTB, Cristiane Brasil ocupa o primeiro mandato na Câmra Federal, depois de ter sido vereadora do Rio de Janeiro. É formada em Direito e em Gestão do Setor Público.

Beto Mansur (PRB-SP)

Primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, Beto Mansur é radialista, empresário e engenheiro eletrônico. Tem cinco mandatos como deputado federal. É ex-prefeito de Santos (SP). Já foi filiado ao PSDB, PDT, PPR, PPB e PP.

Miro Teixeira (Rede-RJ)

Decano da Câmara, Miro Teixeira é jornalista e advogado e está cumprindo o seu 11º mandato na Casa. Foi constituinte e é ex-ministro das Comunicações do governo Lula (PT). Formado em Direito, ele já passou pelo MDB, PP, PDT, PPS, PT e PROS.

Últimas notícias