RELAÇÕES EXTERIORES

Serra: saída da Venezuela do Mercosul não traz impacto para o Brasil

O ministro defendeu, porém, uma solução democrática para a crise da Venezuela

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 25/10/2016 às 16:04
Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
O ministro defendeu, porém, uma solução democrática para a crise da Venezuela - FOTO: Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado
Leitura:

O ministro das Relações Exteriores, José Serra, disse nesta terça-feira (25) que a saída da Venezuela do Mercosul teria efeito nulo ao Brasil. Durante seminário sobre comércio exterior no centro de São Paulo, Serra afirmou que o País governado por Nicolás Maduro já não participa ativamente do bloco comercial, lembrando, entre os casos que comprovariam isso, de um acordo com a Colômbia envolvendo produtos siderúrgicos e têxteis que a Venezuela ainda não assinou por motivos que o ministro desconhece. "Nesse sentido, não faria diferença nenhuma", respondeu o ministro, ao ser questionado sobre os efeitos da saída da Venezuela.

Mais tarde, em entrevista a jornalistas, o ministro defendeu, porém, uma solução democrática para a crise da Venezuela e disse estar "esperançoso" com as ações do Vaticano, do governo americano e de Cuba na tentativa de solucionar os conflitos no País vizinho. "Do contrário, com uma guerra civil por lá, vocês podem imaginar o prejuízo ao povo, que já está sofrendo muito", assinalou Serra. "Temos fronteira com a Venezuela, a Colômbia tem uma fronteira imensa. Nada do que ocorre em um País da América do Sul deixa de afetar os outros."

Livre-comércio

O ministro também fez comentários sobre as negociações visando ao livre-comércio entre Mercosul e União Europeia. Assim como disse mais cedo o titular da pasta de Indústria, Marcos Pereira, Serra considerou que dificilmente um acordo será alcançado no ano que vem. O maior entrave são as eleições na França e na Alemanha. "É melhor não se afobar para não dar errado, mas vamos continuar persistindo e mostrando que (o acordo) é vantajoso a ambos os lados", disse Serra.

 

 

Últimas notícias