Rio de Janeiro

Polícia Federal cumpre mandados de prisão contra Pezão e assessores

Luiz Fernando Pezão (MDB) é o terceiro governador do Rio de Janeiro preso e o primeiro em cumprimento do mandato

ABr
Cadastrado por
ABr
Publicado em 29/11/2018 às 5:38
Foto: Mauro Pimentel / AFP
Luiz Fernando Pezão (MDB) é o terceiro governador do Rio de Janeiro preso e o primeiro em cumprimento do mandato - FOTO: Foto: Mauro Pimentel / AFP
Leitura:

O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão (MDB), foi preso na manhã desta quinta (29), na capital fluminense. A Polícia Federal realizou uma operação, denominada 'Boca de Lobo', no prédio do governador e também foram enviados agentes ao Palácio Guanabara, sede do governo fluminense, e no Palácio Laranjeiras, residência oficial. Os policiais foram também na casa de Pezão em Piraí, no Vale do Paríba, na região sul fluminense.

Há ainda mandados contra o ex-secretário de Obras do estado do Rio, Hudson Braga, e dois homens apontados como operadores de um complexo esquema de segurança. As operações começaram por volta das 6h da manhã envolvendo pelo menos três viaturas e helicópteros que sobrevoam a região.

Prisões de governadores

Pezão é o quarto governador do Rio de Janeiro preso e o primeiro em cumprimento do mandato. Os ex-governadores Anthony Garotinho, Rosinha Garotinho e Sergio Cabral foram presos. Também foram detidos, anteriormente, o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Jorge Picciani (MDB) e vários parlamentares da Casa.

Cerca 150 agentes foram utilizados na operação 

No total, são 150 policiais federais envolvidos no cumprimento de 39 mandados judiciais expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça nos Estados do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro, Piraí, Barra do Piraí, Volta Redonda e Bom Jardim) e Minas Gerais (Juiz de Fora), dos quais nove mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão.

De acordo com a Polícia Federal, o objetivo é reprimir os crimes de lavagem de dinheiro, organização criminosa e corrupção ativa e passiva, cometidos pela alta cúpula da administração do Governo do Estado do Rio de Janeiro.

A operação conta com a participação do Ministério Público Federal (MPF) e Receita Federal (RFB).

A Polícia Federal informou ainda que as investigações começaram em julho deste ano com a homologação da colaboração premiada de operador do ex-governador do Rio de Janeiro, Carlos Miranda.

Últimas notícias