O PCdoB definiu, em reunião com a executiva nacional do partido, apostar no indicativo de apoiar o deputado federal Rodrigo Maia (DEM) a recondução do seu cargo como presidente da Câmara Federal. A indicação de apoio foi tida pelos comunistas como uma forma de garantir o diálogo entre a oposição e os governistas.
De acordo com a vice-governadora de Pernambuco e presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos, o partido possui uma relação de confiança com Maia há mais de 3 anos. De acordo com ela, o atual mandatário defendeu a autonomia do poder legislativo e "cumpriu compromissos com o PCdoB".
"Era necessário, portanto, fazer composições políticas que permitam que o nosso combate, que o nosso debate de ideias, que a resistência possa se desenvolver de uma maneira de modo a ter alguém no comando da casa que respeite o papel da oposição. E que respeite o papel das minorias. Porque nós vivemos uma onda antidemocrática, de ataque ao nosso campo, e é necessário, portanto, a gente ter relações institucionais que possam garantir que a resistência e a atuação do bloco da oposição se dê com um mínimo de civilidade e de respeito às diferenças que temos das pautas que vão vir do governo para a câmara dos deputados", explica Santos.
Bloquinho
Ainda de acordo com a presidente nacional do PCdoB, para o apoio a Maia, entre as legendas que compõe o bloquinho existe a expectativa de que outras siglas integrem essa definição, recebendo como aliados também o PSOL, PT e PP.
"Mas tiramos essa indicação para conversar e abrir o diálogo com as diversas forças políticas, seja do campo da oposição, seja do centro da política do País. Para a gente poder garantir que a autonomia do poder legislativo a democracia e o respeito as diferenças possam prevalecer num ambiente tão necessário a luta política do nosso País", disse Santos.
A decisão dos comunistas ainda deve ser discutida em uma outra reunião do bloco, formado no final do ano passado e composto pelo PSB e PDT. O encontro está previsto para acontecer ainda na noite desta terça-feira (15), mas ainda não foi confirmado.
Na manhã de hoje, o deputado federal eleito, Túlio Gadêlha (PDT), chegou a ter um encontro com Rodrigo Maia na residência do democrata. A indicação de apoio a Maia foi oficializada pelos pedetistas no último sábado. O PSB, que também compõe o bloco, é a única sigla do bloquinho que ainda não apresentou posição oficial sobre a eleição da mesa diretora da Câmara. Nesta semana, Rodrigo Maia vem a Pernambuco em busca de apoio a sua empreitada, na agenda estão marcados um encontro com a bancada pernambucana e um almoço com o governador Paulo Câmara (PSB).