Filho do presidente

Carlos Bolsonaro critica Heleno e abre crise com ala militar

Vereador usou redes sociais para criticar chefe do GSI

Com informações da Folha de S.Paulo
Cadastrado por
Com informações da Folha de S.Paulo
Publicado em 01/07/2019 às 20:14
Foto: Agência Brasil
Vereador usou redes sociais para criticar chefe do GSI - FOTO: Foto: Agência Brasil
Leitura:

O vereador Carlos Bolsonaro abriu mais uma polêmica envolvendo o governo do pai, o presidente Jair Bolsonaro, nesta segunda-feira (1). Nas redes sociais, Carlos fez um ataque indireto ao general Augusto Heleno, chefe do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) sobre o caso da prisão do sargento Manoel Silva Rodrigues com 39 kg de cocaína em voo da comitiva presidencial, em Sevilla, na Espanha.

O ataque começou através de comentário em uma página bolsonarista, a @snapnaro. Ela havia postado um vídeo de uma pessoa que se identifica como jornalista acusando o GSI e a FAB como cúmplices do sargento. Carlos então comentou: "Por que acha que não ando com seguranças? Principalmente aqueles oferecidos pelo GSI? Sua grande maioria podem (sic) ser até homens bem intencionados e acredito que seja, mas estão subordinados a algo que não acredito. Tenho gritado em vão há meses internamente e infelizmente sou ignorado".

Quando o caso explodiu, o general chegou a responder, dizendo que a responsabilidade pelas revistas de aeronaves era da FAB.

Ao verem a postagem do vereador, militares de alta patente da ativa se manifestaram em grupos de WhatsApp, criticando duramente Carlos. Alguns defendiam um maior afastamento do governo Bolsonaro, o que já vem ocorrendo devido ao que consideram tratamento injusto das Forças pelo presidente. Entre os generais da reserva no governo, houve silêncio.

Lembrando que recentemente o governo Bolsonaro demitiu o general Santos Cruz da Secretaria de Governo. O ex-ministro foi alvo de campanha da ala olavista do Palácio. O próprio Olavo de Carvalho, guro do presidente e de Carlos, fez duras críticas ao militar.

ÚNICO NOS PROTESTOS

No domingo (30), contudo, Heleno foi o único ministro do governo a subir em palanque no ato de desagravo ao ministro Sergio Moro (Justiça) e em favor da agenda de Bolsonaro. E o fez ao lado de Eduardo Bolsonaro, o que levantou a dúvida entre alguns militares sobre a natureza do ataque de Carlos.

Últimas notícias