ACORDO DE PARIS

Após não ser recebido por Bolsonaro, chanceler francês elogia Estado de SP

Ao lado de Doria, Le Drian encerrou sua visita ao Brasil

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 30/07/2019 às 19:30
Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Ao lado de Doria, Le Drian encerrou sua visita ao Brasil - FOTO: Foto: NELSON ALMEIDA / AFP
Leitura:

O chanceler da França, Jean-Yves Le Drian, disse nesta terça-feira, 30, ao lado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que encerrou a visita que fez ao Brasil pelo Estado devido "à ligação e ao respeito" com o Acordo de Paris.

Le Drian fez um breve pronunciamento ao lado de Doria, com quem se manteve reunido por mais de uma hora. Ele fez uma declaração e pediu para não responder a perguntas.

Ontem, ele não foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro, que alegou "questão de agenda". Minutos depois, Bolsonaro fez uma transmissão para redes sociais enquanto cortava o cabelo.

Além da questão ambiental, a reunião entre a comitiva francesa e o governo do Estado tratou de temas como saúde, educação e tecnologia.

Foi discutida ainda a questão de infraestrutura. Segundo Doria, a França tem "know-how" nas áreas de metrô, ferrovias e aeroportos e essa experiência pode ser compartilhada com o Estado no processo de desestatização.

Acordo de Paris

Doria (PSDB) afirmou que o Brasil "não pode virar as costas ao tema ambiental".

A declaração de Doria foi feita minutos depois de encerrar o encontro dele com o chanceler da França, Jean-Yves Le Drian, que teve como um dos temas o compromisso de São Paulo com o Acordo de Paris. O chefe de Le Drian, o presidente francês, Emmanuel Macron, fez críticas à política ambiental do governo de Jair Bolsonaro.

"O Brasil não pode abdicar de respeitar o acordo de Paris. Não podemos virar as costas ao tema ambiental, porque isso influi na relação bilateral, especialmente com o continente europeu", disse.

Últimas notícias