O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, reafirmou a previsão de que a reforma da Previdência seja aprovada em dois turnos no Senado até o fim de setembro. Onyx está licenciado do cargo e está na Câmara como deputado para a votação dos destaques da reforma no segundo turno.
"Ainda temos passagem importante pelo Senado. Já conversei bastante com o presidente Davi Alcolumbre (DEM-AP) nos últimos dois dias e uma previsão bastante confiável é de que votação no lá acabe até 30 de setembro", afirmou. Ele disse ainda que é importante manter o texto como ele foi aprovado na Câmara e que, por isso, a inclusão de Estados e municípios e a capitalização deve ser trabalhada em outras duas propostas de emenda constitucional (PEC) que ainda devem ser criadas. A primeira, segundo ele, virá do Senado.
Leia Também
- Na Previdência, oposição foca destaque de pensão por morte
- Maia abre sessão que vai votar destaques à PEC da Previdência
- Frota é único deputado do PSL a não votar a favor da Previdência
- Por Previdência, governo envia projeto que libera R$ 3 bi em crédito extra
- Onyx prevê Previdência aprovada em dois turnos no Senado até o fim de setembro
"Depende muito como vai ser lá no Senado, por enquanto é uma ideia", disse sobre a aceitação da inclusão de Estados e municípios pela Câmara.
Liberação de recursos
Questionado, Onyx negou que os deputados votaram a favor da reforma devido à liberação de recursos pelo governo. A gestão de Jair Bolsonaro enviou na terça um projeto de lei do Congresso Nacional (PLN) para abrir um crédito suplementar de R$ 3,041 bilhões no Orçamento em favor de diversos órgãos do Poder Executivo e bancar emendas parlamentares. "Não tem nada a ver uma coisa com a outra", afirmou.