DELAÇÃO

Delação de Palocci confirma repasses ao filho de Lula

Documento obtido pela Veja comprova repasses, mas não detalha valores

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 14/08/2019 às 15:50
Foto: Arquivo/ Agência Brasil
Documento obtido pela Veja comprova repasses, mas não detalha valores - FOTO: Foto: Arquivo/ Agência Brasil
Leitura:

A delação do ex-ministro Antonio Palocci confirmou o repasse de recursos pela empresa Qualicorp ao Partido dos Trabalhadores (PT), ao Instituto Lula e a Touchdown, de Luis Cláudio Lula da Silva, 30 anos, filho caçula do ex-presidente Lula. Um documento obtido pelo Blog Radar, da Veja, confirma os repasses.

Segundo Palocci, conforme consta no anexo 22 da delação homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), os pagamentos teriam sido feitos em troca de “benefícios concedidos pelo governo” à empresa na Agência Nacional de Saúde Suplementar. Os valores não foram descritos. 

A delação do ex-ministro foi fechada com a Polícia Federal e homologada pelo ministro Edson Fachin, chefe da Lava Jato no STF. Esta é a primeira vez que um documento do Supremo dá sustentação à principal frente da delação de Palocci.  

Ainda de acordo com a Veja, a partir do documento obtido, é possível conferir que o acordo firmado por Antonio Palocci no Supremo tem 23 anexos e tratam de 12 políticos, entre ex-ministros de Estado, parlamentares, ex-parlamentares e grandes empresas. 

Resposta

A Qualicorp se manifestou por meio de nota enviada ao Blog Radar, afirmando que seus contratos são auditados por empresas renomadas e que não comentará supostas acusações. “A Qualicorp é uma companhia de capital aberto, com milhares de acionistas nacionais e internacionais, e todos os seus contratos são auditados por empresas renomadas. Sua atividade é exclusivamente privada e depende da contratação voluntária de cada cliente de plano de saúde. A empresa nunca pleiteou ou obteve qualquer tipo de benefício público e jamais transgrediu a lei. A companhia não comentará supostas acusações do ex-ministro, que foram rejeitadas pelo Ministério Público Federal por ausência de base fática.”, reproduziu o blog. 

Tentativa de contato com o filho de Lula

A empresa de marketing esportivo Touchdwon passou a ser investigada em 2017, com as delações da Odebrecht na Lava Jato. Em março deste ano, a Polícia Federal indiciou Lula e o filho Luís Claudio pelos crimes de lavagem de dinheiro e tráfico de influência por pagamentos para a Touchdown, que teria recebido mais de R$ 10 milhões de reais de patrocinadores.

Palocci diz que PT recebeu R$ 270,5 milhões em propina

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci contou, durante delação feita à Justiça, que o PT recebeu 270,5 milhões de reais em propina entre 2002 e 2014 para as campanhas eleitorais. Segundo Palocci, parte das doações foram declaradas e outras não.

As doações foram feitas por grandes grupos e empresas em troca de favores. As negociações eram feitas, em sua maioria, pelo ex-ministro em sintonia com João Vaccari, ex-tesoureiro do PT.

Últimas notícias