MEIO AMBIENTE

Senadores da Rede vão ao STF pedir impeachment do ministro Ricardo Salles

Até o momento, o ministro não se manifestou

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 22/08/2019 às 13:01
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Até o momento, o ministro não se manifestou - FOTO: Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil
Leitura:

Os senadores Fabiano Contarato (Rede-ES) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP) vão protocolar nesta quinta-feira, 22, um pedido de impeachment do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

No entendimento dos senadores, o ministro cometeu crime de responsabilidade em suas decisões no cargo, além de atos incompatíveis com a função, ao perseguir agentes públicos.

O ministro foi procurado para comentar o assunto, mas não se manifestou até o momento.

Episódios 

Mesmo antes de assumir o cargo de ministro, Salles protagoniza polêmicas. Em dezembro de 2018, então futuro ministro, ele foi condenado por improbidade administrativa quando estava no governo do estado de São Paulo.

O Ministério Público abriu uma investigação considerando que Salles alterou as propostas do plano de gestão de uma área de proteção ambiental para favorecer empresas privadas.

No cargo de ministro, Ricardo Salles mandou cortar em 24% o orçamento anual previsto para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), órgão que está vinculado à sua pasta.

Salles ainda chegou a ser vaiado no Senado. No dia 6 de junho, durante o discurso dele na sessão para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, ele afirmou que o “desmonte” da pasta foi herdado de gestões anteriores e recebeu vaias em resposta. Salles deixou o local sob gritos de “fujão”, informou o jornal O Estado de São Paulo.

Últimas notícias