RECURSOS

Brasil disposto a receber ajuda para Amazônia com recursos sob seu controle

A notícia foi dada pelo porta-voz do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 27/08/2019 às 20:45
Foto: Marcos Corrêa/PR
Presidente Jair Bolsonaro (sem partido) - FOTO: Foto: Marcos Corrêa/PR
Leitura:

O presidente Jair Bolsonaro está disposto a aceitar ajuda dos países e organizações internacionais desde que possa controlar os recursos de combate aos incêndios na Amazônia, informou nesta terça-feira (27) seu porta-voz. 

O governo está aberto a receber apoio financeiro de organizações e países desde que isto ''não ofenda a soberania brasileira e que a governança desses recursos seja de nossa responsabilidade'', declarou o porta-voz Otávio Rego Barros, horas após Bolsonaro condicionar a recepção da ajuda a um pedido de desculpas do presidente francês, Emmanuel Macron.

O líder francês anunciou após a Cúpula do G7 em Biarritz, no último final de semana, que o grupo doaria 20 milhões de dólares aos países da bacia amazônica para se enfrentar a crise.

Mas o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, disse na segunda-feira que o Brasil rejeitaria a ajuda, enquanto Bolsonaro a condicionou a um pedido de desculpas de Macron.

Acusações por parte de Macron

O presidente francês acusou Bolsonaro de ''mentir'' sobre seus compromissos ambientais e na véspera citou a possibilidade de conferir um ''estatuto internacional" à selva amazônica caso ''um estado soberano adotasse de maneira concreta medidas claramente contrárias ao interesse de todo o planeta''.

Perguntado sobre se Bolsonaro já não condicionava a recepção da ajuda a um pedido de desculpas de Macron, o porta-voz declarou que o Brasil vai receber os recursos estrangeiros, desde que o manejo "seja nosso". 

A recusa da ajuda do G7 havia alarmado os nove governadores dos estados amazônicos, que pediram a Bolsonaro que reavaliasse sua posição, em uma reunião em Brasília nesta terça-feira.

A postura de Bolsonaro sobre a questão ambiental já havia provocado a paralisação do Fundo Amazônia, financiado por Noruega e Alemanha.

Últimas notícias