VISITA INTERNACIONAL

Brasil aguarda visita de Trump para breve, diz chanceler Ernesto Araújo

A visita é em retribuição à que Bolsonaro fez aos EUA em março à Casa Branca

AFP
Cadastrado por
AFP
Publicado em 13/09/2019 às 21:54
Foto: Isac Nóbrega/PR
A visita é em retribuição à que Bolsonaro fez aos EUA em março à Casa Branca - FOTO: Foto: Isac Nóbrega/PR
Leitura:

O Brasil espera uma visita para breve do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, nesta sexta-feira, no final das reuniões diplomáticas em Washington. Araújo declarou que transmitiu ao secretário de Estado americano, Mike Pompeo, o convite do presidente Jair Bolsonaro a Trump, em retribuição à visita que o presidente brasileiro fez em março à Casa Branca, na qual ambos anunciaram uma "nova associação". "Estamos trabalhando e espero que ocorra em algum momento em breve", destacou Araújo em coletiva de imprensa.

"Não falamos hoje sobre uma possível reunião bilateral à margem da Assembleia Geral da ONU em Nova York, mas já transmitimos o convite do presidente Bolsonaro para uma visita do presidente Trump ao Brasil e temos uma expectativa de em algum momento", acrescentou.

Trump e Bolsonaro, dois presidentes de direita e em sintonia em temas como meio ambiente, comércio mundial e Oriente Médio, estarão juntos na sede das Nações Unidas na Assembleia Geral que começa no dia 24 de setembro.

Quando surgiu o convite?

Após o encontro no final de junho na cúpula do G20 em Osaka (Japão), Bolsonaro disse ao presidente americano que tinha "um convite em aberto e permanente" para ele visitar o Brasil, "inclusive antes das próximas eleições". "Estamos juntos e prontos para trabalhar de maneira próxima", disse Bolsonaro, segundo a Casa Branca.

Trump, que busca a reeleição em 2020, respondeu:

Iremos ao Brasil (...) É um país tremendo com gente tremenda, por isso desejo ir

Últimas notícias