AVALIAÇÃO

Relação do governo com Câmara começou muito ruim, mas melhorou, afirma Maia

Maia comentou a relação durante participação no evento Estadão Empresas Mais

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 15/10/2019 às 12:28
Foto: EBC
Maia comentou a relação durante participação no evento Estadão Empresas Mais - FOTO: Foto: EBC
Leitura:

A relação do governo de Jair Bolsonaro (PSL) com a Câmara dos Deputados começou ruim, mas melhorou muito desde o fim da votação da reforma da Previdência, de acordo com avaliação do próprio deputado Rodrigo Maia (DEM), presidente da Casa.

"Acho que a relação com o governo, desde o final da reforma da Previdência, melhorou. Meu relacionamento com o presidente da República melhorou muito nos últimos meses", contou Maia nesta terça-feira, 15, durante participação no evento Estadão Empresas Mais, em São Paulo.

Maia afirmou que o governo teve um "papel importante na tramitação da reforma da Previdência, mas não de liderança", o que exigiu que o Parlamento assumisse a condução do processo. O deputado ainda elogiou o envolvimento do ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na tramitação. "O ministro Onyx atuou bastante. Ele voltou a se aproximar dos deputados, dos quais tinha se afastado. Hoje ele tem relação muito boa", afirmou Maia.

Marco legal do saneamento 

Rodrigo Maia afirmou ainda acreditar que há "força política" para que o novo marco legal de saneamento seja aprovado na Casa com o texto que foi apresentado na semana passada pelo relator, deputado Geninho Zuliani (DEM-SP). "Há um ambiente muito positivo na Câmara para aprovar o texto e o Senado manter", disse.

Maia criticou as mudanças feitas pelo Senado no texto do marco, como a possibilidade de prorrogação dos contratos de programa (firmados diretamente entre estatais e municípios, com dispensa de licitação), que "inviabilizam a concorrência" pelos serviços.

O presidente da Câmara questionou de que "adianta manter essas estatais" na prestação do saneamento que, segundo ele, estão atendendo apenas "interesses particulares, locais, de alguns políticos".

Segundo acordo de lideranças, o texto de Geninho Zuliani deverá ser analisado pela comissão especial da Câmara a partir do dia 23, com votação prevista para acabar no dia 30. Se aprovado, de lá o texto segue para o plenário da Casa.

Últimas notícias