CARGO

Bolsonaro suspende indicação do filho Eduardo para embaixada nos EUA

A crise que atinge o PSL e a falta de votos no Senado para aprovar o Zero Três como embaixador motivaram a decisão

JC Online e Estadão Conteúdo
Cadastrado por
JC Online e Estadão Conteúdo
Publicado em 17/10/2019 às 19:35
Foto: Alan Santos/PR
A crise que atinge o PSL e a falta de votos no Senado para aprovar o Zero Três como embaixador motivaram a decisão - FOTO: Foto: Alan Santos/PR
Leitura:

Por causa da crise que atinge o PSL e da falta de votos necessário no Senado para aprovar Eduardo Bolsonaro como embaixador nos Estados Unidos, o presidente Jair Bolsonaro decidiu suspender os planos de indicar o filho para o cargo. Interlocutores diretos do Zero Três afirmaram que a chance de Bolsonaro enviar a indicação este ano é "zero". As informações são da revista Época.

A revista confirmou a informação com duas fontes, que avaliam que, caso saia, a indicação seria mais próxima do fim do mandato do de Eduardo como deputado federal, em 2022.

Oficialmente, o discurso será de que o deputado teria maioria no Senado. O presidente deverá atribuir a desistência da indicação exclusivamente à necessidade de ter Eduardo ajudando na articulação política do governo.

Acirramento da crise no PSL

O presidente disse nesta quinta-feira (17) em discurso em uma aula inaugural do curso de formação da Polícia Rodoviária Federal, em Florianópolis (SC), que sua vida no governo "não é fácil", mas que sabia que seria assim. "Não nos deixam em paz, alguns de forma mesquinha buscam atingir o governo. A grande parte quer o bem, mas essa minoria é incansável e isso é lamentável", disse Bolsonaro, acrescentando que prevalece a "vontade de ver o Brasil crescer, economicamente e moralmente".

Em dia de acirramento da crise no PSL, o presidente fez, ainda, um apelo ao Congresso. "Não existe satisfação maior, senhores parlamentares, do que ser reconhecido pelo seu trabalho."

O grupo do PSL ligado ao presidente sofreu uma dura derrota na manhã desta quinta-feira (17) com a consolidação do deputado Delegado Waldir (PSL-GO) como líder da bancada na Câmara. A estratégia feita pelo grupo de protocolar duas listas com um pedido de destituição de Waldir e a nomeação de Eduardo Bolsonaro para o cargo falhou.

O presidente Jair Bolsonaro atuou pessoalmente para tentar derrubar Waldir. Em áudio vazado, ele pediu a parlamentares da sigla que assinassem a lista para destituir o deputado e apoiassem o nome do seu filho, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), para o posto.

Em áudio divulgado nesta quinta-feira (17), o Delegado Waldir afirmou em reunião interna da ala ligada ao presidente do partido, Luciano Bivar (PE), que vai "implodir" o presidente.

"Eu vou implodir o presidente. Aí eu mostro a gravação dele. Não tem conversa. Eu implodo ele. Eu sou o cara mais fiel. Acabou, cara. Eu sou o cara mais fiel a esse vagabundo. Eu andei no sol em 246 cidades para defender o nome desse vagabundo", afirma Waldir. Logo em seguida, alguém não identificado o alerta: "Cuidado com isso, Waldir."

Após a divulgação do áudio, o líder afirmou que não tem nada contra Bolsonaro.

Últimas notícias