ATRITO

Deputados do PSL ligados a Luciano Bivar pedem manutenção de Waldir

A ação é considerada um contra-ataque à ala bolsonarista da legenda, parlamentares

Estadão Conteúdo
Cadastrado por
Estadão Conteúdo
Publicado em 17/10/2019 às 10:08
Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
A ação é considerada um contra-ataque à ala bolsonarista da legenda, parlamentares - FOTO: Foto: Luis Macedo/Câmara dos Deputados
Leitura:

Em um contra-ataque, o grupo de deputados do PSL ligado ao presidente do partido Luciano Bivar (PE), protocolou no fim da noite dessa quarta-feira (16) uma segunda lista na Câmara pedindo a manutenção do deputado Delegado Waldir (GO) como líder da bancada. Eles alegam ter 32 assinaturas.

Um pouco antes, um grupo de 27 deputados do partido havia protocolado um pedido de destituição de Waldir e a nomeação de Eduardo Bolsonaro (SP) para a função. Ambos documentos precisam ainda passar por uma checagem de assinaturas e, depois, pelo aval do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

"Estou vindo para colocar panos quentes"

Eduardo Bolsonaro afirmou que o partido está aos poucos "aprendendo a jogar o jogo político". "Inicialmente eu não queria ser líder, mas é um nome que tem maior convergência dentre os deputados. Meu compromisso aqui é ficar até dezembro que é quando teremos eleições no partido. Minha intenção é manter o status quo", afirmou Eduardo.

"Muitos deputados foram retirados de comissões. Ocorreu uma retaliação e pareceu que é estava se fazendo política com o fígado", afirmou Eduardo. "Estou vindo para tentar colocar um pouco de panos quentes", disse. "Todos os temas como a embaixada ou a viagem agora para Ásia são temas secundários".

Mais cedo, Delegado Waldir havia dito que o presidente da República, Jair Bolsonaro, estava pressionando parlamentares para destituí-lo da liderança da bancada e colocar no lugar Eduardo Bolsonaro. "Há interferência direta do presidente da República, que quer a minha destituição da liderança do PSL", afirmou Waldir. "O presidente da República está ligando para cada parlamentar e cobrando o voto no filho do presidente", afirmou.

Gravação

Nesta quarta (16), o presidente Jair Bolsonaro foi gravado pedindo o apoio de deputados do PSL para destituir o líder do partido na Câmara, Delegado Waldir. "Estamos com 26, falta uma assinatura para a gente tirar o líder, e colocar o outro. A gente acerta. Entrando o outro agora, dezembro tem eleições para o futuro líder. A maneira como tá, que poder tem na mão atualmente o presidente, o líder aí? O poder de indicar pessoas, de arranjar cargos no partido, promessa para fundo eleitoral por ocasião das eleições, é isso que os caras têm. Mas você sabe que o humor desses caras de uma hora para a outra muda", afirmou Bolsonaro a um interlocutor desconhecido.

"Numa boa, porque é uma medida legal. Eu nunca fui favorável à lista não, sou favorável a eleição direta, mas no momento você não tem outra alternativa, só tem a lista", continua o presidente.

Na gravação, Bolsonaro afirma ter ligado para deputados insatisfeitos de sua legenda. "Aqui tem 25 [assinaturas] , já falei com o (deputado General) Peternelli, vou ligar para outras pessoas. Até quem sabe que passe aí de uns números. Se fechar agora, já tem o suficiente".

Últimas notícias