Atualizada às 17h30
O presidente Jair Bolsonaro (PSL) deve criar um novo partido e ele já tem nome. Segundo as revistas Época e Veja, o presidente deve anunciar nos próximos dias a criação de uma nova legenda, que deverá se chamar Aliança Pelo Brasil. O anúncio deverá ser feito nesta terça-feira (12), em reunião com deputados do PSL.
De acordo com um aliado de Bolsonaro, o objetivo seria "juntar 100 deputados" de diversas siglas. Por isso ele deverá iniciar a coleta de assinaturas em todo o país.
>> Bolsonaro diz que há 80% de chances de sair do PSL e deve criar novo partido
Leia Também
- Em visita à Campina Grande, Bolsonaro diz que não quer polemizar e que 'Lula é condenado'
- Bolsonaro e deputados do PSL acionam PGR para afastamento de Bivar e bloqueio do fundo partidário
- 'Bivaristas' do PSL criticam fala de Eduardo sobre 'novo AI-5'
- PSL divulga ferramenta com gastos após Bolsonaro pedir bloqueio de repasses
- Bolsonaro diz que há 80% de chances de sair do PSL e deve criar novo partido
Decidido a deixar o PSL após avaliar na semana passada que é inviável permanecer no partido comandado por Luciano Bivar, Bolsonaro espera atrair integrantes do PSL, Novo, DEM, PP, PTB, PL, Podemos e também do PSDB - ainda que este último seja um criticado com frequência pelo presidente.
Saída iminente
No dia 3 de novembro, Bolsonaro havia dito, em entrevista ao programa Domingo Espetacular, da RecordTV, que, em uma escala de 0 a 100, a probabilidade de ele deixar seu atual partido, o PSL, é de 80%. Ele afirmou ainda que, na mesma escala, há 90% de chances de criar uma nova legenda. "80% pra sair e 90% pra criar um novo partido. Que vai começar do zero. Sem televisão, sem fundo partidário, sem nada", falou Bolsonaro.