RECIFE

Militantes da causa animal dizem que falta canal de comunicação com a SEDA

Existe uma queixa de que Rodrigo Vidal não aceita críticas na sua página no Facebook

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 22/02/2015 às 9:40
Leitura:

A falta de um canal de diálogo com o Secretaria Executiva de Direitos dos Animais é uma reclamação comum entre aqueles que estão envolvidos na causa. Há uma queixa de que o único meio de contato com a SEDA é através do perfil do secretário Rodrigo Vidal (PDT). No entanto, os militantes alegam que aqueles que criticam o auxiliar são excluídos da página. 

“Todos aqueles que fazem críticas mais severas ou exigências, são automaticamente expulsos deste círculo. Rodrigo Vidal tem sido em todos esses anos extremamente hostil, negligente e desrespeitoso, não somente com os animais, mas com os membros da causa animal. Uma vergonha para Recife”, reclama a integrante do movimento Liberte, a artista plástica Mel Bezerra.

Ana Carla, que também milita na causa, destaca que a pasta não tem nenhum endereço específico, o que faz com que os assuntos relacionados ao tema sejam personificados na figura de Vidal. “Não existe um blog e não existe sequer uma página no Facebook, apenas o telefone. Se ele está motivado a acertar, deveria aceitar ideias de quem está com a mão na massa”, reclama. 

A advogada Ieda Cristina é um dos exemplos. Ela disse que foi excluída da página recentemente. Uma das suas principais queixas é referente a falta de fiscalização dos cães de aluguel. Ela ressalta que o assunto deveria ser foco da SEDA, já que envolve muitos casos de maus tratos. Ieda ainda questiona a lei que proíbe o uso de transporte de tração animal, que foi aprovada, mas ainda não vigora.

A reportagem tentou, por três semanas, agendar uma entrevista com o secretário para que ele pudesse falar sobre a atuação da pasta, mas não teve retorno. No Facebook, Vidal divulgou recentemente um balanço da pasta. Na mensagem enviada aos usuários da rede social, ele diz que a Seda já disponibilizou oito mil vagas de castração, mas não diz quantos procedimentos foram feitos. 

Informa também que a secretaria realizou palestras educativas em 234 turmas de alunos. Vidal ainda destaca que a pasta viabilizou a adoção de mais de 600 animais através de feiras. Entre os temas destacados, ele ressalta a fiscalização de mais de 400 casos de maus tratos e diz que a obra dos Hospital Veterinário já está licitada e que será entregue em 2015.

Últimas notícias