educação

Geraldo Julio evita polemizar com vereadores ao oficializar programa de igualdade de gênero nas escolas

Câmara de Vereadores havia retirado discussão sobre gênero do Plano Municipal de Educação do Recife

Paulo Veras
Cadastrado por
Paulo Veras
Publicado em 08/07/2015 às 20:35
Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Câmara de Vereadores havia retirado discussão sobre gênero do Plano Municipal de Educação do Recife - FOTO: Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR
Leitura:

Duas semanas depois de a Câmara do Recife aprovar o Plano Municipal de Educação retirando do documento todas as menções a palavra “gênero”, o prefeito Geraldo Julio (PSB) assinou nesta quarta-feira (08) um decreto regulamentando o programa Maria da Penha vai à Escola, que realiza debates e palestras sobre igualdade de gênero e prevenção da violência doméstica nas escolas da rede municipal. Durante a solenidade, Geraldo Julio evitou polêmica com os vereadores e disse respeitar o processo democrático realizado no Legislativo.

“Esse programa é voltado para responder às necessidades que a nossa sociedade tem de enfrentar as questões da violência contra a mulher. Nós estamos aqui cuidando do povo, esse é o nosso interesse. O plano passou por um processo democrático na Câmara Municipal. Foi discutido lá, teve as deliberações. A gente respeita a atuação da Câmara”, afirmou o prefeito.

Já a secretária estadual da Mulher, Silvia Cordeiro, idealizadora do programa, classificou como um “quadro de retrocesso e conservadorismo” a retirada das questões de gênero dos planos estadual e municipal, que traçam objetivos e metas para a educação nos próximos dez anos. “Se reverteu a prioridade do que era o Plano de Educação, inclusive se inventando um conceito intelectual falso de ideologia de gênero”, disse Silvia. As mudanças são fruto do trabalho da bancada evangélica na Assembleia de Pernambuco e na Câmara do Recife.

“Nós estamos num dia muito simbólico porque o Executivo dá um passo a frente da nossa derrota histórica no Legislativo de perder o Plano Nacional, o Plano Estadual de Educação e o Plano Municipal de Educação. Eu sei que são poderes autônomos, poderes com toda a competência de tomar as suas decisões, mas elas têm consquências”, lembrou a secretária. Ela também prometeu que o Governo do Estado vai manter os núcleos de estudos de gênero nas escolas.

Implantado desde o ano passado, o Maria da Penha vai à Escola já atingiu 3.805 alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental em 71 escolas. Com a assinatura do decreto, ele se torna uma ação permanente da prefeitura, com a previsão de chegar em todas as escolas da rede municipal até 2016.

Segundo a secretária da Mulher do Recife, Elizabeth Coutinho, o programa está em concordância com o Plano Municipal de Educação, já que uma das metas do texto fala sobre o enfrentamento à violência. Além da violência doméstica, o projeto também discute a igualdade de gênero e o preconceito contra homossexuais.

RECEITA - Após o evento, o prefeito falou sobre o esforço da gestão para elevar a arrecadação e manter os investimentos. “A gente está apertando o cinto nas despesas de custeio, cortando tudo aquilo o que é possível”, disse. Segundo o socialista, desde o início do ano, a PCR gerou R$ 300 milhões em receitas extraordinárias. “Vamos fazer muita inauguração, entregar vários equipamentos novos para a população.  O Recife está construindo um ano diferente do que o Brasil está vivendo”, assegurou.

Últimas notícias