Eleição na Câmara

Bancada de PE ajudou na vitória de Rodrigo Maia na Câmara

Dos 25 deputados federais pernambucanos, pelo menos 16 votaram no novo presidente da Câmara

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 15/07/2016 às 7:32
NE10
FOTO: NE10
Leitura:

Majoritariamente, a bancada de Pernambuco ajudou a eleger o novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Pelo menos 16 dos 25 parlamentares do Estado votaram no democrata. Metade desses parlamentares já haviam apoiado Maia no primeiro turno da votação. Presidente nacional do PCdoB, Luciana Santos foi uma das que preferiu apoiar um nome de direita para derrotar o grupo ligado ao ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ).

Infográfico

Votação da bancada de Pernambuco na presidência da Câmara

Apenas três pernambucanos afirmaram ao JC terem apoiado o candidato do centrão, Rogério Rosso (PSD-DF). “Quem foi aliado de primeira hora de Cunha ganhou porque estava na oposição a ele. O PSD pagou caro por uma aproximação natural entre o líder Rosso e o presidente da Casa”, lamentou André de Paula (PSD), lembrando a atuação de Maia para derrotar o PT em 2015.

No PSB, Danilo Cabral e Creuza Pereira endossaram primeiro o nome de Luiza Erundina (PSOL-SP), ex-socialista, e migraram para o candidato do DEM no segundo turno. Foi também uma forma de retribuição ao apoio dos democratas à candidatura de Julio Delgado (PSB-MG) na última disputa, no ano passado.

Procurado pela reportagem, o deputado federal Fernando Monteiro (PP) preferiu não revelar quem apoiou, lembrando que a votação é secreta.

O JC não conseguiu localizar os deputados Adalberto Cavalcanti (PTB), Marinaldo Rosendo (PSB), João Fernando Coutinho (PSB), Jorge Corte Real (PTB) e Sebastião Oliveira (PR); ou não teve retorno de suas assessorias.

Últimas notícias