Debate

Candidatos a prefeito do Recife debatem sobre saúde bucal

O candidato à reeleição, Geraldo Julio (PSB) e o candidato do PT, João Paulo, não compareceram

Aline Araújo
Cadastrado por
Aline Araújo
Publicado em 18/08/2016 às 11:20
Foto: Franco Benites/ JC
O candidato à reeleição, Geraldo Julio (PSB) e o candidato do PT, João Paulo, não compareceram - FOTO: Foto: Franco Benites/ JC
Leitura:

Cinco dos oito candidatos à prefeitura do Recife estão debatendo na manhã desta quinta-feira (18) sobre os desafios da saúde bucal na capital pernambucana. O encontro acontece no Sindicato dos Odontologistas no Estado de Pernambuco (Soepe), no bairro do Benfica, na Zona Norte. O candidato à reeleição, Geraldo Julio (PSB) e o candidato do PT, João Paulo, não compareceram e não mandaram os candidatos a vice-prefeitos de suas chapas.

De acordo com o anfitrião do debate, o dentista Ailton Coelho, mais de 60% da população não têm acesso a dentistas. 

Quem começou a falar foi o candidato Carlos Augusto (PV) que, após se apresentar e reconhecer que é pouco conhecido, pontuou que é preciso entregar kits de saúde bucal para as crianças.

Na sequência, foi a vez de Priscila Krause (DEM), que primeiramente saudou a também candidata Simone Fontana (PSTU): “mulheres unidas na política”. Em seguida, a democrata avisou que não fará promessas irrealizáveis, no entanto, disse que o primeiro desafio de seu mandato, caso seja eleita, será dar condições de trabalho aos profissionais de saúde. 

Além de criticar a ausência dos candidatos do PT e PSB, durante sua apresentação o candidato Edilson Silva (PSol) disse que aumentará equipes de saúde bucal na cidade, caso seja eleito. 

Antes de falar sobre saúde bucal, Daniel Coelho (PSDB) iniciou o seu debate direcionando críticas ao candidato Geraldo Julio (PSB). Na última quarta-feira (17), o tucano já havia chamado o gestor de “prefeito de gabinete”, afirmando que a gestão de Geraldo Julio não dialoga com a população. Em seguida, Daniel disse que, caso seja eleito, vai batalhar pela equiparação salarial dos profissionais da saúde.

Simone Fontana (PSTU), a única candidata portando um adesivo com os dizeres “FORA TEMER!”, foi a última a discursar. A prefeiturável disse que caso seja eleita vai construir conselhos populares para decidir o que é melhor na saúde bucal. Opinião defendida por Daniel Coelho, que afirmou que as organizações sociais devem existir em algumas áreas. 

Carlos Augusto e Edilson Silva concordam que as ações das UPAs e Upinhas distorcem e maquiam um pouco da lógica do sistema de saúde. Já Simone Fontana afirma que para cuidar da saúde a prefeitura precisa romper com empresários. Para Priscila Krause, é necessário primeiro “enxugar a máquina” para promover melhorias.

A assessoria de imprensa de Geraldo Julio informou que o prefeito não compareceu ao encontro por estar em horário de expediente. Já o candidato João Paulo está se recuperando de uma conjuntivite. 

Últimas notícias