Eleições 2016

Pesquisa IPMN: 51,8% dos recifenses desaprovam gestão de Geraldo Julio

Para 33,5% dos entrevistados, administração municipal é considerada regular

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 29/08/2016 às 0:12
Foto: Héudes Regis/JC Imagem
Para 33,5% dos entrevistados, administração municipal é considerada regular - FOTO: Foto: Héudes Regis/JC Imagem
Leitura:

O Instituto de Pesquisa Maurício de Nassau também mediu a popularidade do prefeito Geraldo Julio. O índice de reprovação do gestor supera o de aprovação. Do total de ouvidos, 51,8% responderam que desaprovam a gestão. E 45,5% aprovam a administração municipal. 

Ao detalhar os números observa-se que 33,5% dos entrevistados consideram a gestão regular. Já a avaliação negativa (se somados quem respondeu ruim e péssimo) supera os que têm visão otimista da gestão. Do total, 26,1% disseram que a gestão é péssima e 14,3% que é ruim. Outros 3,5% avaliaram como ótima e 22% boa. 

“Temos que considerar que a campanha começou e ele vai ter o momento de defender sua gestão e a oposição terá o momento de criticá-la, mas eu considero que ele parte bem, em virtude dessa aprovação dele, porque ele terá o guia eleitoral e a oposição terá também. Quem tiver melhor estratégia fará aumentar a popularidade ou não, mas Geraldo parte bem nesse quesito”, avalia professor Adriano Oliveira, coordenador da pesquisa. 

A avaliação como regular capta o sentimento do indeciso, por isso o índice tende a se movimentar tanto para oposição quanto para situação, a depender das abordagens de cada candidato. 

A maior aprovação de Geraldo é entre o público com ensino superior (53%) e menor entre os com ensino fundamental completo. No recorte por renda familiar, aqueles que recebem cinco salários mínimos ou mais são os que mais aprovam a gestão do PSB no Recife (60%). 

DADOS

A pesquisa foi realizada nos dias 24 e 25 de agosto, antes do início do programa eleitoral, e está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), sob o número PE-03829/2016.

Foram ouvidas ao todo 624 pessoas, com mais de 16 anos e moradoras do Recife. O nível de confiança é de 95% e a margem de erro é 4% pontos percentuais, para mais ou menos. Do total de ouvidos, 55,9% eram mulheres e 44,1%, homens. 

Últimas notícias