Num gesto antipetista, o DEM e o PSDB no Recife divulgaram nota na tarde desta segunda-feira (3) sinalizando apoio à candidatura do prefeito Geraldo Julio (PSB) no segundo turno. Os votos de Daniel Coelho (PSDB) e Priscila Krause (DEM) somaram no primeiro turno 209.755 votos, o correspondente 24% dos votos válidos.
Na nota, as duas siglas reiteram a posição de "independência" em relação às administrações do PSB em Pernambuco, tanto no âmbito municipal quanto no estadual. No início do ano, membros do DEM e do PSDB com cargos nas gestões entregaram as pastas após o anúncio das candidaturas de Priscila Krause (DEM) e Daniel Coelho (PSDB).
"O PSDB e o Democratas tornam pública a posição contrária à candidatura do PT no Recife e consequentemente apoio à candidatura do PSB", afirma a nota, divulgada pela assessoria do PSDB.
Na noite do domingo (2), após a divulgação do resultado, o prefeito Geraldo Julio fez uma coletiva de imprensa em que não deixou claro se iria procurar os partidos para conversar.
Já presidente estadual do PSB, Sileno Guedes, não cravou se o partido iria procurar os candidatos do PSDB e do DEM. “Quem estiver afim de ajudar é só chegar”, disse, no domingo, após entrevista coletiva. Segundo ele, o engajamento se dá pelo projeto. “A gente vai continuar apresentando um projeto. Vai chamar as pessoas. Vai buscar as pessoas pelo projeto que nós realizamos e pelo que eu falei, pelo que a gente pretende realizar. Então a gente vai engajar vereador, que foi eleito e que não foi eleito”, afirmou.
Leia íntegra da nota
O resultado das eleições municipais em todo o País confirma que o eleitor brasileiro disse não ao PT e ao seu legado de má gestão, corrupção institucionalizada e mentiras.
No Recife, as candidaturas de Daniel Coelho, do PSDB, e Priscila Krause, do Democratas, juntas alcançaram uma expressiva votação de 209. 755 votos, somando 24% dos votos válidos, numa clara manifestação de parcela do eleitor recifense a projetos alternativos para a cidade.
O PSDB e o Democratas reafirmam posição de independência em relação às administrações estadual e municipal do Recife e a decisão de não ocupação de cargos no Governo do Estado e na Prefeitura da capital. Ao mesmo tempo, reiteram o compromisso com os recifenses e pernambucanos. Assim como o apoio integral aos projetos de interesse do Recife e de Pernambuco.
Diante do exposto e em respeito ao eleitor, o PSDB e o Democratas tornam pública a posição contrária à candidatura do PT no Recife e consequentemente apoio à candidatura do PSB.