ELEIÇÕES 2016

Eleitor poderá justificar voto no Aeroporto do Recife

O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 28/10/2016 às 14:10
Foto: Reprodução da internet
O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência - FOTO: Foto: Reprodução da internet
Leitura:

Doze aeroportos administrados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) contarão com postos de justificativa eleitoral neste domingo (30), quando será realizado o 2º turno das eleições para prefeito. Em Pernambuco, o eleitor em trânsito poderá justificar a ausência no Aeroporto Internacional do Recife-Guararapes, na Zona Sul da capital.

O eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral no dia da eleição terá de justificar sua ausência, munido do número do título eleitoral e de um documento oficial de identificação com foto, por meio do formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral (RJE), disponível nos postos de justificativa, que deve ser preenchido e entregue apenas no dia da eleição.

Justificativa eleitoral

Caso o eleitor não apresente sua justificativa no dia da eleição, ele pode preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo pessoalmente em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, via postal, ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito, até 60 dias após cada turno da votação. O requerimento deve estar acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu por estar fora de seu domicílio eleitoral. Assim, se o eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar sua ausência para cada turno, separadamente.

 

Últimas notícias