Polêmica

Requerimento sobre ideologia de gênero é aprovado na Câmara Municipal

Com o voto da ampla maioria, a Câmara se mostrou contrária à implementação da ideologia de gênero nas escolas

Vinícius Sales
Cadastrado por
Vinícius Sales
Publicado em 08/11/2017 às 20:57
Vinícius Sales/JC Imagem
Com o voto da ampla maioria, a Câmara se mostrou contrária à implementação da ideologia de gênero nas escolas - FOTO: Vinícius Sales/JC Imagem
Leitura:

Após um pedido de vistas feito pelo vereador Rodrigo Coutinho (SD), foi aprovado nesta quarta-feira (8) o requerimento de Michele Collins (PP) que pedia ao ministro da Educação, Mendonça Filho (DEM), que retirasse da Base Nacional Curricular expressões que façam referência à ideologia de gênero.

Com placas e bandeiras do Brasil, manifestantes ocuparam as galerias em apoio ao projeto. "Foi muito importante a aprovação desse requerimento porque é uma mensagem do Recife, da maioria. O Recife não quer ideologia de gênero nas escolas. Isso não é uma questão religiosa, porque vereadores de várias religiões e partidos políticos apoiaram". Afirma Michele. A parlamentar ainda complementa: Já existe a lei proibindo a ideologia de gênero, mas o MEC insiste em colocar isso como orientação geral nacional.

No contraponto, o vereador Ivan Moreas (PSOL), em discurso na Câmara, leu alguns depoimentos de pessoas que sofriam bullying e preconceito por parte de professores, pais e colegas devido à sexualidade. "Quando eu disse que era trans e solicitei o uso do nome social, não fui compreendido. Fui humilhado, deslegitimado, desrespeitado. Fiquei depressivo, em pânico, não conseguia entrar na sala, passava mal. Não conseguia mais estudar, desisti. A transfobia se instalou e tomou o meu lugar, mas eu tenho fé em Deus que um dia isso vai mudar. Todos juntos, vamos conseguir”, leu Ivan.

Por 14 votos "Sim" e 6 "Não", a proposta foi aprovada e seguirá em diante. Segundo Michele, o apelo deve chegar ao ministro no prazo de uma semana.

Últimas notícias