Homenagem a Graça

Criação de prêmio de comunicação em homenagem a Graça Araújo tramita na Câmara do Recife

De acordo com projeto, dada vereador do Recife poderá indicar um profissional na área de comunicação para receber o prêmio, que terá edição anual

Luisa Farias
Cadastrado por
Luisa Farias
Publicado em 04/12/2018 às 6:00
Foto: Arquivo/JC Imagem
De acordo com projeto, dada vereador do Recife poderá indicar um profissional na área de comunicação para receber o prêmio, que terá edição anual - FOTO: Foto: Arquivo/JC Imagem
Leitura:

A criação do Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo, em tramitação na Câmara Municipal do Recife, recebeu mais um parecer favorável nesta segunda-feira (3), desta vez da Comissão de Legislação e Justiça (CLJ). O Projeto de Resolução nº 27/2018, de autoria da vereadora Ana Lúcia (PRB), agora aguarda um último parecer da Comissão de Finanças da Casa para ser votado no plenário. Apresentadora do TV Jornal Meio Dia, da TV Jornal, e do programa Rádio Livre, da Rádio Jornal, a jornalista Graça Araújo faleceu em setembro deste ano, em consequência de um Acidente Vascular Cerebral (AVC).

De acordo com o texto do projeto, o prêmio será concedido anualmente pela Casa José Mariano, por meio de um diploma, aos profissionais de comunicação, unidades de educação e professores da área. Tais profissionais poderão ser jornalistas, produtores, radialistas, apresentadores, fotógrafos, publicitários, relações públicas "dentre outros profissionais que desempenham atividade pertinente" e atuem por no mínimo cinco anos em alguma dessas atividades. 

"Todos os anos, o nome de Graça Araújo vai ser exaltado nessa casa e vai ser homenageado. Então, é uma forma de eternizar o nome dele enquanto Câmara Municipal do Recife homenageando as pessoas de comunicação como também relembrando o que ela foi na comunicação do Estado de Pernambuco e principalmente em Recife", afirmou o presidente da CLJ, Aerto Luna (PRP). 

Premiação

O projeto sugere que a premiação seja realizada no dia 5 de maio, Dia Nacional das Comunicações. Cada vereador - que terá direito a fazer uma indicação - deverá submeter a sua proposta até o dia 15 de outubro do ano anterior. Ela deve estar acompanhada de uma justificativa evidenciando o mérito do homenageado. A partir da submissão, uma comissão irá avaliar o currículo dos indicados para aprovar a indicação. 

"Entendemos que, ao instituirmos o “Prêmio Mérito de Comunicação Jornalista Graça Araújo”, cumprimos um dos papéis fundamentais do Legislativo Municipal, que é dar visibilidade às personalidades que vêm, ao longo do tempo, realizando importantes transformações em nossa cidade, além de homenagearmos a grande Jornalista Graça Araújo, uma mulher de força, fibra e opinião, competente e à frente do seu tempo. No comando do TV Jornal Meio-Dia, há quase 26 anos, e do Rádio Livre, há 17 anos, Graça conquistou todos com amor, grandiosidade e defesa dos mais frágeis", diz justificativa do projeto. 

Últimas notícias