PROJETO

Após sugestão de Bolsonaro, Murilo Cavalcanti debate sobre segurança com ministros

O Secretário de Segurança Urbana do Recife se reuniu com o ministro Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, e Marcelo Álvaro Antônio, da pasta do Turismo, em Brasília

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 17/01/2019 às 17:49
Foto: Cortesia
O Secretário de Segurança Urbana do Recife se reuniu com o ministro Sergio Moro, da Justiça e Segurança Pública, e Marcelo Álvaro Antônio, da pasta do Turismo, em Brasília - FOTO: Foto: Cortesia
Leitura:

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, convidou o Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti, para uma reunião sobre soluções na área de segurança pública. O encontro ocorreu às 18h dessa quarta-feira (16), em Brasília, no Distrito Federal, e terminou às 19h. Também participou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, que intermediou o encontro.

A reunião aconteceu por sugestão do presidente Jair Bolsonaro, que ouviu sobre os projetos de segurança urbana implementados por Murilo na capital pernambucana. “O ministro Marcelo Álvaro Antônio já esteve aqui no Recife para conhecer o Compaz há cerca de três anos”, explicou Cavalcanti, “depois que ele assumiu a pasta, conversou com Bolsonaro sobre o projeto. Então, o presidente sugeriu que essa reunião acontecesse, junto ao ministro Moro”, continuou.

O ministro do Turismo registrou em vídeo o encontro com o Secretário e o ministro Moro. Assista.

Ele também postou em seu perfil no Facebook um breve relato sobre o encontro.

“Debatemos sobre como implementar projetos que conciliem a mão dura da Justiça e da polícia com a mão social, com projetos de cultura e paz para dar alternativa à juventude”, contou Cavalcanti.

O secretário levou um documento de uma página com algumas sugestões para Sergio Moro implementar em sua gestão como ministro. “Levei também um livro sobre as experiências de Medellín e Bogotá na redução dos números da violência”, afirmou. O documento se divide em três eixos: prevenção, repressão e, por fim, sistema prisional e ressocialização.

Sugestões para o ministério

Entre as sugestões apresentadas, estava uma convocatória aos 100 prefeitos das cidades mais violentas do País para pactuar 20 medidas, comprovadas cientificamente, que ajudem a diminuir o crime urbano. Criar centros de promoção de “cultura e paz” nos centros urbanos, semelhantes ao Compaz, também foi sugerido. Leia a íntegra:

Segundo Cavalcanti, o ministro Moro sinalizou disposição para uma nova reunião sobre o tema. “Ele está montando a equipe do ministério, e disse que quando estiver com o quadro montado, haverá outra reunião, mais técnica, para discutirmos como implementar o projeto”, concluiu o Secretário.

Últimas notícias