Encontro

PSB: Decisão sobre presidência da Câmara será tomada na próxima segunda

Líder da bancada, Tadeu Alencar defendeu a candidatura do alagoano João Henrique Caldas (PSB) à presidência da Câmara

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 18/01/2019 às 13:25
Foto: Maria Eduarda Bravo/JC
Líder da bancada, Tadeu Alencar defendeu a candidatura do alagoano João Henrique Caldas (PSB) à presidência da Câmara - FOTO: Foto: Maria Eduarda Bravo/JC
Leitura:

Em encontro realizado nesta sexta-feira (18) com o governador Paulo Câmara (PSB-PE) e o deputado federal reeleito João Henrique Caldas (PSB-AL), o líder da bancada socialista, deputado federal Tadeu Alencar (PSB-PE), afirmou que a decisão sobre o possível nome para presidência da Câmara só poderá ser tomada após reunião da Executiva Nacional, na próxima segunda-feira (21), em Brasília.  

"Zelando pela decisão colegiada que teremos que ter, só podemos falar de candidatura do PSB depois da segunda-feira", cravou o socialista, no encontro realizado no Palácio das Princesas, área central do Recife. 

Tadeu ainda lançou elogios a candidatura de JHC à Câmara e criticou a adesão do PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro, a lista de siglas que declararam apoio à reeleição de Rodrigo Maia. "O deputado JHC, mesmo sendo deputado ele tem entendido esse ritmo de decisão e essa necessidade que se faça a discussão desapaixonada. Sempre colocamos duas coisas na frente do interesse individual de cada um, que era um presidente que guardasse a economia do poder, que mantivesse a devida distância mesmo na época que a gente tava conversando com Rodrigo Maia, ele tem identidade com a pauta econômica do governo Bolsonaro e isso não era um problema. O que passou a ser um problema foi a adesão do partido do governo porque aí ocupando posições de proeminência na casa efetivamente sufocando os espaços na mente da oposição", afirmou. 

Encontro

Ainda sem se posicionar sobre qual seria o seu candidato à Presidência da Câmara, o governador Paulo Câmara (PSB) recebeu na última sexta-feira (18) o deputado federal João Henrique Caldas (PSB-AL), que busca viabilizar sua candidatura à presidência da Câmara no próximo dia 1º de fevereiro. No evento, o alagoano lançou críticas ao atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), onde defendeu que a sua candidatura não tratará a Casa Baixa como um ‘feudo’ e que o demista anda se comportando de ‘forma inadequada’.  

“O presidente não pode ser um ser absoluto. A Câmara não pode ser tratada como um feudo em que um único homem decide quais serão os rumos da Casa, os projetos que serão votados e inclusive se inclinando no mérito. Tradicionalmente, o presidente da Câmara tem se comportado de forma inadequada para o posto que ocupa”, cravou JHC.

A Executiva Nacional do PSB vai se reunir na próxima segunda-feira (21), às 19h, para decidir sobre a formação do bloco e o candidato à presidência da Câmara que será apoiado. JHC disse manter seu nome e defendeu que, com o apoio do PSB, poderia fortalecer a campanha e eventualmente conseguir apoio do PDT e do PCdoB. “É uma tendência. Eles também não deliberaram. Assim como nós, foi uma reunião consultiva. Eu acredito que me fortaleço muito quando tiver do partido, do PSB, se assim acontecer”, disse João.

Presente na reunião, o líder da bancada socialista, Tadeu Alencar (PSB-PE) salientou que a decisão sobre qual será o apoio para a presidência da Câmara só será tomada no encontro de segunda e que nenhuma hipótese pode ser descartada. “ Nós vamos discutir coletivamente, não podemos dizer que qualquer hipótese descartada. Com o mesmo cuidado que dizemos que o indicativo da bancada não poderia ser alterada, nem individualmente pela presidência do partido, nem pela liderança da bancada, essa liderança não se sente por mais meritória do que a candidatura do JHC. Entretanto, zelando pela decisão colegiada que teremos que ter, só podemos falar de candidatura do PSB depois da segunda-feira”, afirmou o pernambucano.

Procurado pela reportagem, o governador Paulo Câmara não quis conceder entrevista para falar sobre o assunto.

Últimas notícias