Reforma

Rodrigo Maia visita Pernambuco e discute Previdência com Paulo Câmara

Presidente da Câmara dos Deputados já visitou vários governadores em defesa das mudanças

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 14/02/2019 às 21:42
Foto: Heudes Régis/ SEI
Presidente da Câmara dos Deputados em visita a Paulo Câmara (PSB) - FOTO: Foto: Heudes Régis/ SEI
Leitura:

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), discutiu, na noite da última quinta-feira (14), com o governador Paulo Câmara (PSB), o apoio do socialista à proposta de reforma da Previdência que deve ser apresentada à Casa na próxima semana pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL). O democrata, que veio a Pernambuco depois de reunir-se com o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), defende mudanças na Previdência do País desde o governo Michel Temer (MDB) e, depois que foi reconduzido à presidência da Casa Baixa, já visitou vários gestores estaduais a fim de convencê-los a aderir à agenda do governo federal.

“Os governadores, principalmente o governador Paulo Câmara, entre outros, já têm bastante experiência com gestão, têm governos bem-sucedidos e compreendem a crise estrutural das contas públicas e que a Previdência é parte fundamental dela. Todo mundo está vendo que se nada for feito, 19 dos 27 estados, ficarão sem condições, até 2022, de pagar os seus servidores. Eu acho que alguma solução pactuada precisa ser construída”, disse o parlamentar, completando que os deputados devem votar um texto que será a soma das propostas do governo com as sugestões apresentadas pelos governadores para ajudar na questão previdenciária dos Estados.

Questionado se a crise instaurada no governo após reportagem do jornal Folha de S.Paulo levantar suspeitas sobre candidaturas laranjas no PSL poderia prejudicar a aceitação da reforma da Previdência entre os congressistas, Maia disse acreditar que, até lá, o tema já terá sido administrado pelo presidente. “Nós só vamos votar a reforma em plenário lá para o final de maio, início de junho, e eu tenho certeza que com o retorno do presidente a Brasília, ele vai, com a sua articulação política, conseguir colaborar com esse debate com a Câmara para a aprovação de um texto que garanta justiça social, igualdade no sistema para todos e, mais do que isso, segurança jurídica para que o setor privado possa voltar a fazer investimentos a longo prazo no Brasil”, destacou o democrata.

Piauí

Apesar de ser o anfitrião do encontro, Paulo Câmara não falou à imprensa antes de reunir-se com Maia no Palácio do Campo das Princesas. Wellington Dias, por sua vez, afirmou no Piauí que, além de estar aberto à discussão da proposta de Bolsonaro, já apresentou sugestões a Maia que podem vir a beneficiar os Estados, como a criação de um fundo para bancar as aposentadorias dos servidores estaduais com a seguinte regra: “a possibilidade de se carimbar para a Previdência o ICMS e a Securitização da Dívida Ativa”.

Últimas notícias