Votação

Câmara vota nesta terça PL que obriga ar-condicionado nos ônibus do Recife

O projeto precisa ser aprovado em duas votações para que siga para a sanção do prefeito Geraldo Julio

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 07/05/2019 às 8:09
Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem
O projeto precisa ser aprovado em duas votações para que siga para a sanção do prefeito Geraldo Julio - FOTO: Foto: Guga Matos/Acervo JC Imagem
Leitura:

Tema questionado por muitos recifenses, o Projeto de Lei que obriga a instalação de ar-condicionado nos ônibus voltará a votação na Câmara dos Vereadores do Recife, nesta terça-feira (07), às 15h. A matéria, que tem a autoria do vereador Alcides Teixeira Neto (PRTB), depende de duas votações vitoriosas em plenário antes de seguir para a sanção do prefeito Geraldo Julio (PSB), e assim, virar lei. 

“Precisamos dar um fim nesse verdadeiro inferno que é andar de ônibus no Recife. Um quadro de descaso com trabalhadores e trabalhadoras, homens e mulheres, estudantes e o público em geral; incluindo-se nesse grupo os próprios operadores do sistema, que sofrem com o trânsito lento e caótico, além das temperaturas altíssimas em nossa região, beirando facilmente os 40 graus”, cravou o vereador, que foi nos terminais convidar as pessoas para comparecer na Casa nesta terça.

O vereador também criticou as empresas responsáveis pela operação dos ônibus, que segundo ele, teriam condições financeiras de realizar. "Desde a regulamentação e retirada do transporte alternativo desordenado, que operava no Recife, ficou firmado acordo em que os ônibus teriam como atrativo a climatização, o que aconteceu com algumas linhas. Porém, em dado momento, cessaram esse benefício”, completou. 

Opinião pública

No último mês de março, grupos da sociedade civil e populares também participaram da audiência pública realizada na Câmara Municipal. Pedro Josephi, membro do Frente de Luta pelo Transporte Público (FLTP), informou que iria apoiar a proposta do vereador Alcides. Ainda segundo Josephi, além da pauta em questão, ficou evidente o sentimento de descontentamento da população com outros problemas relacionados ao transporte público.

"Os populares falaram de outros problemas relacionados ao Grande Recife, sobre a denúncia dos ônibus parados nas garagens. Muita insatisfação de modo geral", afirmou Josephi.

Veja as linhas que já passam a rodar com ar-condicionado

Linhas de ônibus das empresas Caxangá e Metropolitana passaram a contar com veículos com ar-condicionado desde o último dia 23. Os 60 novos ônibus foram divididos em linhas que atendem, ao todo, 65 mil passageiros por dia. Entre elas estão a 914 - PE-15/Afogados (14 veículos), 860 - TI Xambá/Príncipe (14 veículos) e a linha 200 - Jaboatão (Parador), com 8 veículos. Com o acréscimo, a frota da Região Metropolitana do Recife (RMR) passaou a contar com 289 ônibus com ar-condicionado.

As outras linhas que receberam os veículos são 116 - Circular/Príncipe (9 veículos), 100 - Circular/Conde da Boa Vista (3 veículos) e 101 - Circular/Rua do Sol (8 veículos). Os outros quatro ônibus fazem parte da frota reserva, sendo dois para Caxangá e dois para a Metropolitana. De acordo com o Governo do Estado, R$ 253,50 milhões em subsídios serão investidos em concessão, gestão, fiscalização, terminais integrados, estações de BRT, linhas alimentadoras, passe livre estudantil e ICMS do óleo diesel.

Confira a lista das linhas que receberão os novos veículos:

914 - PE-15/Afogados
860 - TI Xambá/Príncipe
200 - Jaboatão (Parador)
116 - Circular/Príncipe
100 - Circular/Conde da Boa Vista
101 - Circular/Rua do Sol

Últimas notícias