CELEBRAÇÃO

Ações da OAB-PE marcam Mês da Advocacia

Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco tem calendário de eventos para advogados e ressalta papel da classe na sociedade e na defesa da democracia

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 11/08/2019 às 7:00
OAB-PE/Divulgação
Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco tem calendário de eventos para advogados e ressalta papel da classe na sociedade e na defesa da democracia - FOTO: OAB-PE/Divulgação
Leitura:

Neste domingo (11) é celebrado o Dia da Advocacia. Mas o mês de agosto inteiro é dedicado a celebrar a carreira, sedimentar seus valores e refletir sobre seus desafios. A Ordem dos Advogados do Brasil em Pernambuco (OAB-PE) preparou uma agenda com uma série de ações voltadas aos advogados e advogadas para que o Mês da Advocacia de 2019 seja um momento que, além das celebrações, traga reflexões sobre o papel da classe no momento do país e sobre as mudanças no ambiente jurídico. Na programação, palestras, seminários, debates, ações sociais e educacionais promovidos pelas comissões da OAB, suas subseccionais no interior, pela Caixa de Assistência da Advocacia (Caape) e pela Escola Superior da Advocacia (ESA).

“O momento é desafiante, mas a OAB está preparada para apoiar a advocacia e contribuir com o país nos momentos de turbulência. Nesse mês de comemorações, vamos reforçar nossos valores e ressaltar o orgulho da nossa profissão e a contribuição que ela tem a dar à sociedade. Esta agenda de eventos tem esses objetivos. Convido todos os advogados e advogadas e participarem dos eventos e partilharem conosco suas experiências”, afirma Bruno Baptista, presidente da OAB-PE. Ele destaca a importância de todos os profissionais ligados à advocacia – nas esferas pública e privada, nas defensorias, no voluntariado da OAB - para a consolidação da força da classe e da sua importância para a institucionalidade brasileira.

A pluralidade interna na Ordem e a defesa da Constituição, do estado democrática de direito e das prerrogativas profissionais são temas que Bruno Baptista destaca como a força e as missões primordiais da instituição, e que devem ser ressaltados neste mês de agosto. “São valores universais, da cidadania e que transcendem ideologias políticas”, diz ele.

A conselheira seccional Manoela Alves, a primeira negra a integrar o conselho da OAB-PE, ressalta a importância da pluralidade dentro da Ordem. “A OAB não tem outro papel senão assegurar a Carta Magna, resguardar a Constituição de 88 e garantir que não tenhamos retrocessos nos direitos humanos. Sendo a casa da cidadania, a população tem que fazer parte desse processo”, reforça. Ela, que também é professora, explica que seus colegas de profissão servem de referência e ajudam a desenvolver posicionamentos, justamente por terem formação técnica no processo político e jurídico do país, papel que tem potencial de ser esclarecedor e empoderador para o cidadão.

Programação

O calendário de eventos da OAB-PE, que seguem até o próximo dia 31, está disponível no site da entidade (www.oabpe.org.br). O interessado deve procurar o evento que mais o interessa e verificar se há necessidade de inscrição prévia. A maioria dos eventos tem entrada gratuita.

Últimas notícias