Eleições municipais

PDT só decidirá sobre candidatura de Túlio Gadêlha no Recife em 2020

Convenções municipais da legenda serão realizadas em janeiro

Da editoria de Política
Cadastrado por
Da editoria de Política
Publicado em 12/12/2019 às 15:52
Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Convenções municipais da legenda serão realizadas em janeiro - FOTO: Foto: Felipe Ribeiro/JC Imagem
Leitura:

Cotado para concorrer à Prefeitura do Recife pelo PDT, o deputado federal Túlio Gadêlha só deve ter seu destino político definido no próximo ano. De acordo com informações do partido em Pernambuco, as convenções municipais da legenda, momento em que são escolhidos os nomes que concorrerão a cargos eletivos, só serão realizadas em janeiro de 2020.

"O diretório nacional do PDT, junto com a direção da legenda em Pernambuco, definiu que as convenções municipais serão realizadas apenas em janeiro. O encaminhamento para a realização das convenções no início de 2020 foi definido pelo presidente nacional, Carlos Lupi, em diálogo com o presidente estadual, o deputado federal Wolney Queiroz", diz nota divulgada pelo PDT-PE em uma rede social nessa semana.

Em novembro, durante reunião da agremiação no Rio de Janeiro, o PDT divulgou que terá candidatos próprios nas cidades do País que possuírem mais de 200 mil habitantes em 2020, como o Recife. Na ocasião, porém, Lupi informou que está dialogando com Carlos Siqueira, presidente nacional do PSB, para que os partidos formalizem uma aliança visando os próximos pleitos. Atualmente, o Recife é comandado por Geraldo Julio, que também atua como secretário-geral do PSB.

"Estou conversando com as forças progressistas do País para construir uma aliança de centro esquerda, já para as eleições municipais, mas acima de tudo iniciar as conversas em torno das eleições de 2022", declarou Lupi, no último mês.

RESPOSTAS

Carlos Lupi e Wolney Queiroz foram procurados pelo JC para comentar a decisão partidária, mas não retornaram às tentativas de contato até a publicação dessa matéria. Na tarde desta quinta-feira (12), o PDT promoveu, no Recife, um ato para filiação de novos quadros.

Questionado sobre a possibilidade de concorrer - na cabeça de chapa ou como vice - nas eleições do próximo ano, Túlio Gadêlha afirmou, através de nota, que está "trabalhando para fortalecer a base do partido em torno de projetos com viabilidade para disputar eleições municipais" e que a sigla possui "pessoas competentes para gerir as cidades e ocupar com qualidade as câmaras municipais". O deputado fecha o comunicado dizendo que, em Pernambuco, o PDT tem "projetos fortes nas cidades que vão construir caminho até 2022, com Ciro Gomes para a Presidência".

Últimas notícias