GRANDE RECIFE

Ex-presidente da Câmara de Itapissuma retoma cargo e assume prefeitura após suspensão de mandatos

Jean Carlos Alves dos Santos foi eleito, por unanimidade, para voltar ao cargo neste domingo (22)

JC Online
Cadastrado por
JC Online
Publicado em 22/12/2019 às 11:37
Foto: Margarida Azevedo/JC
Jean Carlos Alves dos Santos foi eleito, por unanimidade, para voltar ao cargo neste domingo (22) - FOTO: Foto: Margarida Azevedo/JC
Leitura:

Atualizada às 20h54

O vereador Jean Carlos Alves dos Santos (PSD), que já foi presidente da Câmara Municipal de Itapissuma em legislaturas passadas, foi eleito, por unanimidade, para voltar ao cargo neste domingo (22). Com isso, o vereador assumiu a prefeitura da cidade. A sessão extraordinária foi convocada após a cúpula da administração municipal e do Legislativo ter sido afastada na Operação Dragão do Mar, deflagrada pela Polícia Civil na última sexta-feira (20).

A chapa de Jean Carlos recebeu oito votos, dos vereadores que permanecem na Câmara depois da investigação. Além dele, foi eleito para a Mesa Diretora o vereador Gonçalo Cunha Amaral (PSB), que assume como primeiro-secretário.

Sobre o período em que passará na prefeitura, Jean diz esperar que seja rápido, porque "a cadeira é dele" (José Bezerra). "Existem os seis meses que a justiça determinou, mas espero que seja rápido, por que o prefeito foi eleito pelo povo, a cadeira é dele. Mas não tenho como dizer quais são os planos porque amanhã vou marcar uma reunião com os secretários para a gente começar a trabalhar, a cidade tem que andar", disse.

Na ação policial, foram suspendidos o exercício do cargo do prefeito, José Bezerra Tenório Filho, conhecido como Zé de Irmã Teca (PSD); da vice-prefeita, Elionilda José de Santana (PP), e do presidente da Câmara de Vereadores, Jefferson Telles Alves Carneiro de Albuquerque, conhecido como "GG de Zé Antônio" (PSDB). O primeiro secretário da Câmara, Nivaldo Vicente da Silva (PMN), e um vereador também estiveram entre os alvos.

Desde o afastamento, a secretária municipal de Administração, Aldaneide de Souza Lima, estava responsável pela prefeitura. O prefeito José Bezerra Tenório Filho (PSD), conhecido como Zé de Irmã Teca, e a vice, Elionilda José de Santana (PP), foram afastados.

Na sessão da Câmara, neste domingo, também foram notificados os suplentes de vereadores que deverão ser empossados por causa do afastamento de parlamentares na investigação. Paulo Costa (PSB) vai assumir no lugar de Tonho (PSB), Irmã Jane (PSD) vai substituir Irmão Nivaldo (PMN) e Fábio Bento (PSDB) vai entrar na vaga de GG de Zé Antônio (PSDB).

Operação 'Dragão do Mar'

A ação da Polícia Civil, ligada ao Departamento de Combate à Corrupção e ao Crime Organizado (Dracco) da Diresp, visa combater uma organização criminosa responsável pelos crimes de falsidade ideológica, peculato, frustração de direito assegurado por Lei Trabalhista, dispensa e inexigibilidade de licitação fora das hipóteses legais, organização criminosa em concurso de agentes e em continuidade delitiva, além de crime de responsabilidade.

Medidas cautelares

Além dos mandados de suspensão do exercício do cargo eletivos, estão sendo cumpridos 21 mandados de busca e apreensão domiciliar, 12 de afastamento da função pública, uma quebra de sigilo bancário e a suspensão do programa “Frente de Serviço". As medidas cautelares foram expedidas pelo desembargador Alexandre Guedes Alcoforado Assunção.

O delegado titular da Diretoria Integrada Especializada (Diresp), Jean Rockfeller, afirmou que a Polícia Civil chegou a pedir a prisão dos suspeitos, mas o pedido foi negado pela Justiça. "Solicitamos a prisão de todos os alvos da operação, mas o Poder Judiciário entendeu que ainda não era preciso prender os suspeitos", disse.

Além disso, os investigados estão proibidos de manter contato com as testemunhas. Para cumprir as ordens judiciais, a "Dragão do Mar" conta com a atuação de 156 policiais civis, entre delegados, agentes e escrivães.

Últimas notícias