Eleições 2020

Cotado para disputar prefeitura, João Campos percorre bairros do Recife

Principal nome do PSB, João Campos também esteve com o governador Paulo Câmara e representantes da UNE e UEB para falar sobre educação

Mirella Araújo
Cadastrado por
Mirella Araújo
Publicado em 21/01/2020 às 19:14
Foto: Hélia Scheppa/SEI
Principal nome do PSB, João Campos também esteve com o governador Paulo Câmara e representantes da UNE e UEB para falar sobre educação - FOTO: Foto: Hélia Scheppa/SEI
Leitura:

Principal nome do PSB à sucessão do prefeito do Recife Geraldo Julio, o deputado federal João Campos tem aproveitado o recesso na Câmara dos Deputados para cumprir agenda pelos bairros da Capital. Colocado como pré-candidato, João esteve nesta semana, em diferentes regiões: Nova Descoberta, Prado, Arruda, entre outros locais. De acordo com a assessoria do parlamentar, essas visitas seriam uma forma de colher críticas e sugestões para o seu mandato de deputado federal. “Como sempre tem feito em suas agendas de trabalho, durante o primeiro ano de mandato e até antes disso, o deputado segue presente nas ruas”. Em um dos compromissos, quando visitou o Clube das Mães, no Alto do Refúgio, nesta segunda-feira (20), Campos afirmou: “Quem vive em função de voto tem vida curta. Nosso desejo é trabalhar pensando nas necessidades das pessoas”.

Apesar de tentar distanciar o tom eleitoral de seus compromissos, aliados afirmam que o questionamento se ele irá ou não disputar o pleito municipal, tem partido da própria população.  “A receptividade tem sido muito boa. As pessoas saem de suas casas para falar com ele”, disse o líder do Governo na Câmara Municipal, Eriberto Rafael (PTC) - eles estiveram juntos nesta segunda-feira no Sítio do Berardo, primeira comunidade a receber as lâmpadas de LED, do Programa Ilumina Recife, e depois seguiram para o Compaz da Caxangá. “Ele tem agradecido a população pela lembrança, mas lembra que a eleição é mais para frente”, comenta Eriberto. 

Dando continuidade aos seus compromissos no Recife, nesta terça-feira (21), João Campos esteve reunido com o governador Paulo Câmara (PSB) e os representantes da UNE, Iago Montalvão, e da Ubes, Pedro Gorki, no Palácio do Campo das Princesas. Em vídeo divulgado no Instagram, Campos falou sobre a possibilidade de  trazer a próxima edição da da Bienal da UNE, em 2021, para o Recife. Na ocasião, o socialista aproveitou para reiterar críticas ao Ministério da Educação. “Nós tivemos uma reunião agora com o governador, discutindo a futura Bienal da Une, para ela vir para a nossa capital, trazer aqui mais de 10 mil estudantes de todo Brasil para viver a cultura recifense, a cultura pernambucana”, disse. “Nós também discutimos os desafios que a Educação brasileira tem passado. O caos que o Ministério da Educação tem passado, como o problema do Enem que estamos acompanhando na Câmara”, completa. 

Para o representante da Ubes, Pedro Gorki, trazer a edição da Bienal para o Recife, significa um ato de resistência. “É fundamental analisarmos que, hoje, para defendermos a educação, para defender a escola básica, para defender o Fundeb e a universidade precisamos conseguir fazer uma ampla unidade e tenho certeza que a Bienal sendo em Recife, será um momento histórico de resistência e de unidade, principalmente de perspectiva, porque essa capital maravilhosa respira e transpira esperança”, afirma no vídeo. Segundo Iago Montalvão, da UNE, o intuito agora é somar forças. “A educação está pedindo socorro e os estudantes têm se organizado. Ano passado demos exemplo de luta, de mobilização e vamos continuar assim. O que aconteceu com o Enem é muito triste, nós vamos denunciar”, crítica. 

Ver essa foto no Instagram

Discutimos os desafios e as lutas que teremos na Educação. . #DeOlhoNoMEC @UNEoficial @UBESoficial

Uma publicação compartilhada por João Campos (@joaocampos) em

OPOSIÇÃO REAGE

A oposição ao PSB, no Recife,  tem reagido contra o projeto de continuidade da administração socialista, com críticas em relação ao suposto uso da máquina pública com fins eleitorais. Após se reunir com o secretariado, no último dia 7, o prefeito Geraldo Julio anunciou que irá realizar mais de 1.500 inaugurações até o fim deste ano, deixando claro que as ações são pertinentes as necessidades da população. Mas, para os oposicionistas tudo isso seria uma espécie de "fraude eleitoral".

De acordo com líder da oposição na Câmara Municipal, o vereador Renato Antunes (PSC), o prefeito tenta enganar seu eleitor, deixando para o fim do mandato a entrega de obras que já poderiam estar sendo utilizadas pela população.“Infelizmente, a entrega volumosa de obras no final de um mandato de prefeito é uma prática comum. O que eu vou dizer pode ser um pouco forte, mas a meu ver isso é uma fraude eleitoral. Eu, enquanto cidadão, me sinto lesado pela prefeitura, pois pago impostos anualmente, mas o prefeito, com o objetivo de capitalizar votos e eleger seu sucessor, deixa todas as entregas para o ano eleitoral. É lamentável”, declarou Antunes.

Para o ex-governador e prefeiturável Mendonça Filho (DEM), Geraldo não estaria pensando em fazer essas inaugurações para beneficiar o povo do Recife, mas para atender aos anseios eleitorais do seu partido. “Esse anúncio é a consagração do propósito maior do prefeito Geraldo Julio, que é transformar a Prefeitura do Recife em um quartel general eleitoral do PSB. O projeto é eleger João Campos prefeito em 2020 e Geraldo Julio governador em 2022. No fim do ano passado, inclusive, o prefeito transformou o Compaz, que é um equipamento público, num espaço de lançamento da pré-candidatura de João Campos. Essas obras não estão voltadas para o benefício dos recifenses, mas para a perpetuação do PSB no poder”, cravou.

Últimas notícias