Eleições 2020

Mesmo sem Marília Arraes, PT quer eleger cinco vereadores no Recife nas eleições de 2020

PT quer aumentar para cinco o número de vereadores na Casa de José Mariano em 2021

Alice Albuquerque
Cadastrado por
Alice Albuquerque
Publicado em 23/01/2020 às 18:52
Arthur Marrocos/Divulação
PT quer aumentar para cinco o número de vereadores na Casa de José Mariano em 2021 - FOTO: Arthur Marrocos/Divulação
Leitura:

Com discussões em torno de uma possível candidatura própria da deputada federal Marília Arraes, o diretório municipal do Recife do partido dos trabalhadores quer eleger cinco vereadores para ocupar o cargo na Câmara do Recife. A meta foi decidida na reunião executiva do Grupo de Trabalho Eleitoral (GTE) do PT Recife, ampliada com os presidentes zonais, que aconteceu nesta quarta-feira (22), no Sindicado dos Servidores Municipais do Recife.

De acordo com o presidente do PT Recife, Cirilo Mota, a meta foi construída a partir dos números obtidos nas eleições de 2012 e 2016. “Imaginamos que a chapa vai ser construída em torno de 60 mil votos somados desses pré-candidatos, que seriam oito mulheres que já foram candidatas e 16 homens. A chapa ainda não está fechada com esse número de aproximadamente 60 mil votos. Contando com o voto de legenda, hoje, já teríamos três vereadores eleitos em uma chapa pura do PT”, ele afirmou que a meta de eleger os cinco vereadores também inclui chegar aos 100 mil votos. 

Segundo Cirilo, alguns dos nomes de pré-candidatos à Câmara dos Vereadores do Recife que já foram conversados são dos vereadores João da Costa e Jairo Brito; o ex-vereador Osmar Ricardo; Suzi dos bancários, e Rivania, do movimento LGBTQI. A previsão é que a lista com os 59 nomes, sendo 16 mulheres e 43 homens seja fechada até o dia 7 de fevereiro, quando acontecerá uma reunião com todos os pré-candidatos para confirmação da intenção de sair como vereadoras e vereadores. 

O presidente do diretório estadual do PT Pernambuco, deputado estadual Doriel Barros, fez questão de enfatizar que vai apoiar as estratégias que o município definir e frisou que o diretório estadual vai continuar fazendo o papel de acompanhar e ajudar nas discussões municipais. “Vamos avaliar se realmente temos chances de ter uma candidatura a prefeitura e quantos vereadores temos chances de eleger. O grande objetivo do PT Estadual é fazer as coisas com o pé no chão, de forma organizada e planejada, para ampliar o nosso número de prefeitos e de vereadores que, temos hoje em torno de 60 e queremos, quem sabe, passar dos 100 em todo o Estado”, afirmou. 

Apoio de Humberto Costa

Nesta semana (20), o líder do PT no Senado, Humberto Costa, afirmou que caso o partido decida ter uma candidatura própria no Recife, Marília Arraes é o nome mais forte. Humberto é defensor da manutenção da aliança com a Frente Popular, mas disse que vai respeitar a decisão que for tomada e vai apoiar a deputada federal Marília Arraes. A decisão será tomada na próxima terça-feira (28) na reunião do diretório nacional, em São Paulo.

Últimas notícias