Internet

Netflix usa 35% da internet na América do Norte à noite, diz estudo

O YouTube vem em seguida como o serviço on-line que gera maior demanda de banda, com 14%

Da Folhapress
Cadastrado por
Da Folhapress
Publicado em 02/12/2014 às 10:48
Foto: Divulgação
O YouTube vem em seguida como o serviço on-line que gera maior demanda de banda, com 14% - FOTO: Foto: Divulgação
Leitura:

O serviço de vídeo por streaming Netflix é responsável por 34,9% de toda a troca de dados virtuais durante o horário de pico noturno no Canadá, nos EUA e no México, segundo uma pesquisa realizada pela empresa de banda larga canadense Sandvine.

O YouTube vem em seguida como o serviço on-line que gera maior demanda de banda, com 14%, diz o estudo, chamado Relatório dos Fenômenos da Internet Global e divulgado no último dia 20. A Amazon, com seu produto Instant, também de vídeos, abocanha 2,6%.

O relatório é baseado em dados de empresas parceiras da Sandvine em todos os continentes, com registros capturados de usuários de maneira anônima durante um mês, segundo a companhia.

Outros dados interessantes a que chegou a empresa são a queda na porção da banda que é usada por serviços P2P (de usuário a usuário, como o BitTorrent). "Pela primeira vez, o compartilhamento 'peer-to-peer' [P2P] caiu abaixo de 10% na América do Norte, o que é uma grande diferença dos 60% de 11 anos atrás", disse por meio de comunicado Dave Caputo, presidente-executivo da Sandvine.

"Desde 2009, serviços 'à la carte' de vem consome mais banda do que aplicações 'desfrute depois', como o P2P", diz. "Projetamos a queda abaixo dos 10% para 2015, mas aconteceu muito mais cedo."

Na América Latina, o Instagram se tornou o sétimo serviço que mais demanda downloads, graças à adição do compartilhamento de vídeos, arquivos muito mais pesados, afirma a pesquisa.

Últimas notícias