Campanha

Ministério da Justiça retira do Facebook propaganda criticada por internautas

Segundo o diretor de Comunicação da pasta a peça estava equivocada

Agência Brasil
Cadastrado por
Agência Brasil
Publicado em 05/02/2015 às 22:25
Foto: Reprodução/ Facebook
Segundo o diretor de Comunicação da pasta a peça estava equivocada - FOTO: Foto: Reprodução/ Facebook
Leitura:

O Ministério da Justiça retirou de sua página da rede social Facebook uma das peças da campanha “Bebeu, perdeu. Curta a adolescência sem beber”, que será lançada no carnaval. A ação foi tomada depois de uma série de comentários negativos feitos por usuários que apontaram conteúdo machista na campanha, ao culpar as mulheres vítimas de violência pela agressão sofrida, e não o autor da violência. A foto traz três mulheres – duas delas rindo de outra - e a frase “Bebeu demais e esqueceu o que fez? Seus amigos vão te lembrar por muito tempo.”

Homens e mulheres se manifestaram contra o conteúdo da peça. “Campanha para culpar a vítima, e não o agressor”, escreveu uma das internautas. Outra pessoa destacou que a campanha insinua que a mulher pode ser culpada pela violência que sofreu depois de ter bebido. Outro usuário critica o fato da hashtag, a qual chamou de vergonhosa, ainda estar sendo usada.

Em resposta às reações, o ministério publicou em seu perfil um pedido de desculpas aos usuários.  “A campanha #‎BebeuPerdeu é muito mais do que isso. Nós nos equivocamos com a peça. Ela tem o objetivo de conscientizar jovens de até 24 anos sobre os malefícios do álcool. Atuamos em políticas públicas em conjunto com a Secretaria de Políticas para a Mulher contra a violência doméstica, o feminicídio e outras formas de violência contra a mulher. Pedimos desculpas pelo mal-entendido e, ao mesmo tempo, contamos com a colaboração de todos na campanha. Abraços.” Mesmo com o pedido de desculpes, a postagem recebeu novas críticas.

Segundo o diretor de Comunicação da pasta, Marcone Gonçalves, a peça estava equivocada e, por isso, houve incompreensão do material. Ele disse que, apesar de o ministério permanecer com a campanha, todo o conteúdo das peças será reavaliado. Para ele, as reações foram salutares. "O ambiente democrático das redes sociais é para isso. A crítica é fundamental para o ministério fazer mais e fazer melhor".

O tema deste ano retoma a campanha feita no carnaval de 2014 e, segundo a assessoria, foi a responsável por agregar cerca de 400 mil usuários ao perfil do ministério no ano passado. A ideia é mostrar situações que podem ser causadas pelo excesso de consumo do álcool. Ainda segundo a assessoria, a campanha será lançada no carnaval e divulgada até o fim deste ano em diferentes eventos.

Últimas notícias