Internet

Google denunciado na Rússia por abuso de posição dominante vinculado ao sistema Android

Empresa estaria impondo aos fabricantes de smartphones com Android a instalação de uma série de serviços e o buscador Google de maneira automática

Do JC Online
Cadastrado por
Do JC Online
Publicado em 18/02/2015 às 12:53
Foto: AFP
Empresa estaria impondo aos fabricantes de smartphones com Android a instalação de uma série de serviços e o buscador Google de maneira automática - FOTO: Foto: AFP
Leitura:

O grupo russo de internet Yandex anunciou nesta quarta-feira ter apresentado às autoridades russas de concorrência as práticas da empresa americana Google, que, em sua opinião, abusa da posição dominante de seu sistema operacional Android nos telefones celulares.

Dezessete empresas apresentaram em 2013 uma demanda similar à Comissão Europeia. A Yandex, responsável pela ferramenta de busca mais popular na Rússia, critica a concorrente americana por impor aos fabricantes de smartphones com Android a instalação de uma série de serviços e o buscador Google de maneira automática, assim como a proibição de instalar serviços de concorrentes do Google".

"Em 2014, três empresas de venda de smartphones - Prestigio, Fly e Explay (...) - nos informaram que não poderiam pré-instalar os serviços da Yandex em seus aparelhos com o Android", afirma a empresa russa em um comunicado.

No total, 86% dos celulares vendidos na Rússia contam com o sistema operacional Android (84% no mundo), segundo a Yandex, grupo que também desenvolve diversos aplicativos para smartphones.

Últimas notícias