Coluna

Saiba por que é tão importante ter um plano de carreira e não apenas um emprego

Se você recebe um salário para desempenhar determinada função em uma empresa, você tem um emprego, mas isso não significa que você tenha uma carreira

Felippe Pessoa
Cadastrado por
Felippe Pessoa
Publicado em 29/06/2020 às 8:00
Pixabay
Emprego ou carreira? - FOTO: Pixabay

Na correria do dia a dia, com a rotina atribulada no trabalho e em casa, poucos profissionais param para se perguntar: eu tenho um emprego ou uma carreira? Ter um emprego significa que tenho uma carreira?

Em teoria, emprego é uma ocupação baseada em um contrato entre empregado e empregador. Se você recebe um salário para desempenhar determinada função em uma empresa, você tem um emprego. Mas isso não significa que você tenha uma carreira.

>> Nova coluna do JC discute mercado de trabalho, suas transformações e novos caminhos

>> TV Jornal 60 anos: Vigor, tradição e modernidade

Carreira é algo mais amplo, baseado em seus desejos, suas conquistas e sua satisfação em fazer algo que te faz feliz. Vamos imaginar a carreira é um caminho a ser percorrido e o emprego é a estrada que nos possibilita chegar no destino. Trocando em miúdos, emprego é uma atividade presente, carreira é a preparação do futuro. Emprego é curto prazo, carreira é longo. Emprego é temporário, carreira é permanente.

Não existe receita mágica para se ter uma carreira de sucesso, mas quanto antes você decide o que quer, onde quer chegar, melhor. Assim, seu foco e suas ações estarão alinhados e focados no atingimento dos seus objetivos. Não é necessário mudar de emprego diversas vezes para se ter uma carreira evolutiva e consistente. Numa mesma empresa, um profissional pode começar como estagiário e chegar à Diretoria na área que escolheu. Um trainee, por exemplo, pode se tornar o número 1 da área aos poucos, conquistando responsabilidades e credibilidade à medida que amadurece e solidifica seus conhecimentos.

>> Pesquisa mostra que solidariedade é maior entre moradores de favelas

>> O desemprego maior no Brasil está por vir e não será culpa da pandemia

Mas atenção, se você é um profissional que está na mesma função há 5, 10 anos, exercendo as mesmas atividades e tendo as mesmas responsabilidades, esteja certo de que tem um bom emprego. Se você busca novos conhecimentos, está sempre se atualizando sobre sua área e se preparando continuamente para o próximo passo, você está pensando no futuro e fomentando sua carreira dentro ou fora do emprego atual.

Para se ter uma carreira de sucesso é preciso persistência, foco e determinação. Gostar do que faz e ter prazer na atividade são essenciais e facilitam muito o atingimento dos seus objetivos. Afinal, imagina trabalhar numa área técnica quando seu maior talento é se comunicar, trocar ideias e experiências? Ou ser obrigado a lidar com números quando sua vocação é para as palavras? Não duvide que se você não fizer o que ama, não chegará a lugar algum.

>> Coronavírus: comércio e construção recuperam parte da perda de confiança

Se você não tem um plano de carreira, não sabe seu próximo passo e onde quer chegar, pare e faça isso agora. Afinal, ser bem sucedido fazendo o que gosta e ter uma carreira consistente e longeva exige dedicação, confiança e planejamento. 

Comentários

Últimas notícias