Contratação

Vagas temporárias: saiba como conseguir emprego e ser efetivado após festas de final de ano

Dezembro chegou e com ele as vagas temporárias. Aprenda o que fazer para ser notado e estar no seleto grupo de temporários que são contratados

Felippe Pessoa
Cadastrado por
Felippe Pessoa
Publicado em 07/12/2020 às 6:32
MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL
VAGAS DE EMPREGO: Agência de Trabalho de Pernambuco oferta diversas vagas na Região Metropolitana do Recife - FOTO: MARCELLO CASAL JR/AGÊNCIA BRASIL

Parece mentira, mas não é: estamos em dezembro. O ano foi tão atípico, cheio de percalços e indefinições, que não percebemos o passar do tempo da mesma forma de antes. A impressão é de termos vivido um momento de paralisia e, de repente, estamos em dezembro, com as lojas abarrotadas de artigos natalinos e os shoppings decorados para as festas de final de ano.

>> Saiba o que não pode faltar no currículo para se destacar na seleção de emprego

>> Pesquisa aponta que mentiras no currículo aumentam na pandemia. Saiba quais as consequências de mentir no processo seletivo

>> Por onde começar a busca por um novo emprego? As dicas essenciais para voltar ao mercado de trabalho

Mas o mês de dezembro também significa uma dose de esperança para os desempregados. Tradicionalmente, o Natal gera novas oportunidades de emprego, principalmente no varejo. A Associação Brasileira do Trabalho Temporário (Assertem) projeta que, nos últimos três meses de 2020, poderão ser geradas até 400 mil vagas no Brasil e 20% desses postos poderão ser efetivados. Desde outubro, a indústria tem contratado mão-de-obra para suprir a demanda. Setores como alimentos, farmacêutico e embalagens têm sofrido com atrasos nas entregam e recorreram a novas contratações para dar vazão a produção.

No comércio, segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), neste fim de ano, 70,7 mil trabalhadores temporários deverão ser contratados para atender ao aumento sazonal das vendas. O número é 19,7% menor do que o registrado em 2019. Essa queda deve-se ao crescimento do comércio eletrônico e a diminuição do fluxo de pessoas nos shoppings, consequências claras da pandemia. De qualquer forma, o cargo de vendedor ainda é o mais demandado, representando 49% das contratações temporárias do varejo nessa época do ano.

Já o setor de serviços deve continuar sofrendo mais. Bares, restaurantes e turismo, por exemplo, estão diretamente ligados a presença física do consumidor, que continua cauteloso com uma possível alta nos casos de coronavírus. Em contrapartida, o delivery continua em alta e contratando mão-de-obra temporária nesse final de 2020.

Sem dúvidas, a grande esperança de quem consegue uma colocação profissional nessa época é ser efetivado e entrar o ano novo devidamente empregado. Mas o que fazer para ser notado e estar no seleto grupo de temporários que são contratados? Aqui vão algumas dicas:

Encare como um emprego fixo

Dedicação e comprometimento são essenciais em qualquer trabalho. Não é porque você foi contratado por um curto período que não deve se dedicar e dar o seu máximo. Encare essa oportunidade como uma porta de entrada na empresa e pense a longo prazo.
Os gestores estão de olho nos temporários que se destacam e são eles os efetivados após o turbilhão de trabalho de final de ano.

Surpreenda seu chefe

Iniciativa, proatividade, atitude. Mostre que você vai além, que dá o seu máximo e tem essas características. No varejo é importante ter atitude, resolver problemas de maneira prática e cuidadosa e se antecipar.

O ritmo é intenso, o trabalho começa cedo e acaba tarde, mas é a melhor época do ano para o setor. Mostra-se comprometido. Só assim seu chefe vai lhe notar e contratar em definitivo.

Peça feedbacks

O emprego é novo, a empresa é nova e você vai aprender fazendo. Nessas oportunidades temporárias, as empresas não têm tempo hábil de treinar e desenvolver os profissionais como gostariam. Por isso, é importante aprender no dia a dia.

Pergunte a seu chefe o que ele está achando do seu trabalho, pergunte onde pode melhorar e observe os mais antigos. Esses feedbacks são a melhor ferramenta para seu desenvolvimento.

Mantenha um bom relacionamento

É importante demonstrar entrosamento, empatia e bom trabalho em equipe, afinal, você está ali por um período curto e causar problemas não é uma boa ideia, principalmente se você quer ser efetivado.

Construa elos com os mais antigos, mostre interesse na atividade e na empresa e mantenha-se fora de polêmicas.

Num mercado em recessão com 14 milhões de desempregados, um emprego temporário é, sem dúvidas, uma porta de entrada – ou de retorno - ao mercado de trabalho. Corra atrás e não desperdice essa oportunidade. Boa sorte!

Comentários

Últimas notícias