PSB deve apoiar Lupércio em Olinda, mas sem criar problemas para João Paulo (PCdoB)

O maior gesto do PSB, com os dois lados, já foi realizado: a retirada da candidatura do ex-presidente da Câmara de Vereadores Pedro Mendes (PSB), que tentava lançar a própria candidatura e não conseguiu
Igor Maciel
Publicado em 24/08/2020 às 10:17
João Paulo, que é ex-prefeito do Recife, disputa Olinda Foto: Alepe


A tendência é que o PSB honre o acordo que fez em 2018 com Augusto Coutinho (SD) e apoie a reeleição de Lupércio (SD) em Olinda. O SD apoiou a reeleição de Paulo Câmara (PSB) em 2018. O PCdoB esperava apoio a João Paulo (PCdoB).

Quando a pré-candidatura do ex-prefeito do Recife foi anunciada na cidade administrada por Lupércio, o prefeito fez questão de lembrar dos compromissos que o PSB assumiu com ele e com o Solidariedade, em 2018, quando ele declarou apoio a Paulo Câmara (PSB) para a reeleição.

Esse acordo foi crucial para manter o SD no palanque do PSB, num momento em que já se conversava sobre a possibilidade de juntar-se à campanha de Armando Monteiro (PTB), à época. Agora, os socialistas devem declarar apoio ao prefeito, subir no palanque, mas evitar um comprometimento muito efusivo, para não melindrar a relação com João Paulo e, principalmente, com a vice-governadora Luciana Santos (PCdoB).

O maior gesto do PSB, com os dois lados, já foi realizado: a retirada da candidatura do ex-presidente da Câmara de Vereadores Pedro Mendes (PSB), que tentava lançar a própria candidatura e não conseguiu.

O PCdoB, por sua vez, está conversando com o PT, através de Teresa Leitão (PT), e os dois partidos podem se reunir em torno de João Paulo. Ideia é levar a disputa para o segundo turno por lá.

TAGS
cena politica Coluna Igor Maciel
Veja também
últimas
Mais Lidas
Webstory