Cena Política

Humberto Costa quer Liana Cirne candidata à Câmara pra enfraquecer Marília Arraes na RMR

Se conseguir alçar Liana Cirne a uma candidatura forte como deputada federal, Humberto diminui a votação de Marília no Recife. E pode ter ajuda do PSB.

Igor Maciel
Igor Maciel
Publicado em 22/07/2021 às 11:34
Análise
CARLOS LIMA/CMR
A vereadora Liana Cirne (PT). Aposta de Humberto. - FOTO: CARLOS LIMA/CMR
Leitura:

O fogo amigo no PT de Pernambuco começou cedo para 2022.

A briga interna no partido entre a deputada Marília Arraes (PT) e o senador Humberto Costa (PT) acontece desde a eleição de 2018 e, agora, há um novo elemento no processo: a vereadora Liana Cirne (PT).

A declaração de que Humberto quer a parlamentar do Recife como candidata à Câmara Federal foi trazida pelo Blog de Jamildo.

No episódio dos ataques da Polícia Militar à manifestantes no Recife, Liana virou destaque nacional e isso alertou o senador para a possibilidade de usá-la na briga com a neta de Arraes.

A estratégia é a seguinte:

Marília teve, em 2018, um total de 193.108 votos em Pernambuco.

Uma parte considerável desse total, 28%, veio da cidade do Recife. Na capital ela teve 54.193 em 2018.

Foi esse capital eleitoral específico do Recife que ela usou para impor sua candidatura à prefeitura em 2020. Ninguém mais, no PT, tinha isso para apresentar e estava disposto a concorrer contra o PSB.

Se conseguir alçar Liana Cirne a uma candidatura forte como deputada federal, Humberto diminui a votação de Marília no Recife.

Basta que a votação caia, mesmo sendo pouco, na capital, para ela perder o argumento de força na capital para 2024.

Para a candidatura de Liana, Humberto conta também com ajuda do PSB, caso o PSB apoie Lula (PT) nacionalmente e fiquem juntos em Pernambuco.

Enfraquecer Marília também seria bom para os socialistas.

Comentários

Últimas notícias