Cena Política

Bolsonaro não decidiu entre PP e PL ainda porque ele quer os dois, juntos, em todo o Brasil. E é possível

Em estados como Pernambuco, PP e PL estão em lado opostos. O presidente estaria propondo uma aproximação definitiva entre os dois partidos. Solução estaria em mudança recente na legislação

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 29/10/2021 às 11:26 | Atualizado em 29/10/2021 às 11:34
Análise
X

O presidente Jair Bolsonaro não decidiu ainda, entre PP e PL, para qual partido vai porque, na verdade, ele já decidiu que quer os dois.

Em setembro, foi publicada a lei que permite aos partidos se unirem no que vai ser chamado de Federações de Partidos. Numa combinação com o Centrão, Bolsonaro vetou para que o veto fosse derrubado.

Vetou porque a ideia era muito defendida pelo PCdoB, que corria o risco de deixar de existir, pela falta de votos e proibição de coligações, mas o presidente viu uma oportunidade também.

Bolsonaro e a esquerda aproveitarem os mesmos subterfúgios, aliás, é algo que tem sido comum ultimamente.

As federações devem mexer de forma radical na estrutura de todas as negociações que estão sendo traçadas atualmente. E é por isso que definições sobre palanques estão tão travadas.

Caso o PP e o PL se unam em uma federação, como quer Bolsonaro, isso atingiria diretamente Pernambuco, por exemplo. Aqui, PP e PL estão em lados opostos.

O PP, comandado por Eduardo da Fonte, briga por uma vaga para a disputa ao Senado na Frente Popular, junto ao PSB. São aliados há 15 anos.

Já o PL, que tem à frente o prefeito de Jaboatão, Anderson Ferreira, está entre lançar o próprio presidente estadual a governador ou senador na chapa da oposição ao PSB.

Acontece que as coligações são verticais, e o que for decidido em Brasília deve ser obedecido nos estados.

Se isso acontecer, Eduardo da Fonte e Anderson Ferreira terão que sentar para conversar. Serão obrigados a ficar juntos.

Pode embolar tudo.

Tags

Autor