Cena Política

Até agora, junção do DEM com o PSL foi muito boa para ACM Neto. Adversários estão desistindo. Será para todos?

Após fusão, o DEM e o PSL deixaram de existir, mas na prática quase tudo ficou sob o comando de Luciano Bivar. Na Bahia está dando certo. Em Pernambuco, quadros saíram.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 08/03/2022 às 8:31 | Atualizado em 08/03/2022 às 9:30
Análise
X

Ao menos para ACM Neto, a fusão com o PSL de Luciano Bivar está indo bem. Difícil saber como será para os outros membros do que era o DEM.

Quando aceitou abrir mão da presidência nacional do próprio partido para formar o União Brasil, o neto de Antônio Carlos Magalhães estava de olho no dinheiro e no tempo de TV da nova sigla para alcançar o seu objetivo: virar governador da Bahia.

Em uma eleição tão incerta quanto a de 2022, já que a ausência de coligações muda todo o jogo, é normal que haja muita insegurança. Quando falta segurança na política orgânica, apela-se para a "estrutura", o dinheiro.

Agora, ACM Neto e todo o União Brasil têm bastante.

Isso fez com que adversários desistissem de disputar contra ele pelo governo baiano. 

O senador Otto Alencar (PSD), preferido pelo PT do bem avaliado governador Rui Costa, avisou, esta semana, que não vai pra briga com ACM.

O próprio governador, cotado para o Senado, desistiu e deve terminar o mandato. Para não atrapalhar a chapa.

Os petistas de lá agora procuram algum ilustre desconhecido para o sacrifício.

Resta saber se, no resto do País, os ex-membros do DEM, terão um cenário parecido para vencer.

Em PE, por exemplo, Priscila Krause deixou o DEM, antes mesmo de o União Brasil ter sido oficializado. Na época, afirmou que faltava previsibilidade para o partido, que passou a ser comandado nacionalmente por Luciano Bivar.

Agora, o vereador do Recife Alcides Cardoso confirmou, igualmente, sua saída da sigla. Vai seguir Priscila.

 A "previsibilidade" tem sido um dilema em todo o cenário de 2022, não apenas no União Brasil. Mas, alguns correm mais risco que outros.

Tags

Autor