Cena Política

A tragédia das chuvas é ampla e traz a sensação de estarmos cercados de incompetentes

Aqui, falta água quando é preciso beber e sobra água quando é preciso não se afogar ou ser enterrado por lama.

Imagem do autor
Cadastrado por

Igor Maciel

Publicado em 07/06/2022 às 15:00 | Atualizado em 07/06/2022 às 15:02
Análise
X

A tragédia das chuvas é ampla. Amplitude, quando se trata de uma tragédia, é algo ainda mais preocupante. Porque não atinge apenas as pessoas fisicamente, atinge instituições e atinge o ambiente mental da sociedade.

O medo da chuva é um aspecto, o descrédito com as gestões públicas que deveriam evitar essas mortes é outro. Houve mais uma vida perdida, mais famílias desalojadas nas últimas 24h, já são quase 120 mil desalojados.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
CHUVAS // ALAGAMENTOS // TRANSTORNO CHUVAS // Chuvas constantes provocam alagamentos e transtornos no Recife nesta terça feira 07.06.2022 Na foto: Alagamento na Avenida Recife. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

E tem a sensação de que o poder público “não dá conta”. Isso é característico.

O problema de uma tragédia ampla é a sensação de que nada funciona como deveria funcionar e de que não há segurança para sobreviver. Tragédias amplas geram alguma pontual revolta, mas muita desesperança.

E não há nada pior do que anestesia moral para afundar uma sociedade.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
CHUVA ESTRAGO GOIANA // MATA NORTE // CHUVAS // ALAGAMENTO // Imagens da cidade de Goiana na Zona da Mata Norte de Pernambuco. Pessoas que perderam tudo quando tiveram suas casas invadidas pelas águas das chuvas no mês de maio de 2022. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Agora, tragédias amplas não brotam do chão, elas são construídas. E diante disso, é preciso perguntar mais uma vez, e talvez esta seja a terceira ou a quarta vez que essa pergunta é feita na coluna: o que está sendo feito para evitar o caos na próxima chuva? Pode ser no fim da semana, pode ser no próximo ano.

O governador Paulo Câmara (PSB) apesar da dificuldade política, foi obrigado a admitir que algo mais precisa ser feito. É um começo e precisa ser destacado.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
CHUVAS // ALAGAMENTOS // TRANSTORNO CHUVAS // Chuvas constantes provocam alagamentos e transtornos no Recife nesta terça feira 07.06.2022 Na foto: Alagamento na Avenida José Rufino no bairro da Estância. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

E o que mais, para sair do discurso? E os prefeitos?

Pernambuco tem uma relação paradoxal com a água que expõe a absurda incompetência da gestão pública estadual e municipal: aqui, falta água quando é preciso beber e sobra água quando é preciso não se afogar ou ser enterrado por lama.

BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM
Na foto: A ponte da barragem da Usina Aliança destruída pela força da água. - BRUNO CAMPOS/JC IMAGEM

Não se consegue construir barragens nem para conter e nem para reservar o líquido essencial.

Essa é a tragédia ampla. Não é só a chuva que cai, mas a incrível sensação de que estamos rodeados por inaptos ocupando cargos através dos quais deveriam nos proteger e planejar ações para evitar mortes, no mínimo.

E somos nós que os colocamos lá a cada dois anos.

Tags

Autor