mais uma tragédia

"Eu preciso de um coração novo, esse está dilacerado", diz mãe de adolescente morto em deslizamento de barreira no Recife

Lucas Daniel, de 13 anos, morreu após ser soterrado pelos escombros da residência em que cresceu

Imagem do autor
Cadastrado por

Ana Maria Miranda

Publicado em 07/06/2022 às 10:10 | Atualizado em 07/06/2022 às 11:18
Notícia
X

A mãe do adolescente Lucas Daniel Nunes da Silva, 13 anos, que morreu após um deslizamento de barreira no Alto de Santa Terezinha, na Zona Norte do Recife, na manhã desta terça-feira (7), estava bastante abalada, como era de se esperar, após receber a notícia da morte do rapaz.

A dona de casa Ivaneide Nunes da Silva contou que a família morava no local há 20 anos. "Eu já me acordei não foi nem com o barulho, foi com o grito do inquilino da casa de trás, ele já estava no meu quarto, gritando. [Pouco depois], caiu em cima de mim a parede.

Os momentos seguintes foram de muito desespero no socorro a quem estava na casa, e Ivaneide não conseguiu nem contar direito como encontrou o filho. O rapaz chegou a ser levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Nova Descoberta, também na Zona Norte, mas segundo a unidade, já chegou sem vida, por volta das 6h20.

Questionada pela repórter Cinthia Ferreira, da TV Jornal, se havia precisado de atendimento médico, a mãe de Lucas respondeu: "Eu não preciso de atendimento, eu preciso de um coração novo, esse está dilacerado. Ele só tinha 13 anos", disse, aos prantos, emocionando a jornalista, que também é mãe.

A barreira deslizou por volta das 4h da madrugada e atingiu cinco casas na Rua José Amarino dos Reis/Rua Vencedora; três delas ficaram completamente destruídas.

Lucas cresceu no Alto de Santa Terezinha. O porteiro Cleiton Silva é vizinho das vítimas e contou à reportagem que conhecia a família há anos e tinha o adolescente como um filho.

CINTHIA FERREIRA/TV JORNAL
Barreira deslizou no Alto de Santa Terezinha, Zona Norte do Recife. - CINTHIA FERREIRA/TV JORNAL
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Barreira deslizou no Alto de Santa Terezinha, Zona Norte do Recife. - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
CINTHIA FERREIRA/TV JORNAL
Barreira deslizou no Alto de Santa Terezinha, Zona Norte do Recife. - CINTHIA FERREIRA/TV JORNAL
CINTHIA FERREIRA/TV JORNAL
Barreira deslizou no Alto de Santa Terezinha, Zona Norte do Recife. - CINTHIA FERREIRA/TV JORNAL
WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM
Barreira deslizou na Zona Norte do Recife após as chuvas - WELLINGTON LIMA/JC IMAGEM

"Tava eu e minha esposa dormindo, aí a gente escutou o estrondo. Como não é a primeira vez que [a barreira] cai, a gente já sabia como era a zoada dela. A gente saiu correndo. Quando eu abri a grade que vi aquilo, eu saí correndo", disse.

O porteiro contou que foi um dos primeiros a chegar para socorrer as vítimas, chegou a chamar Lucas, mas o rapaz já não respondia. Ele foi tirado desacordado do local. Acionado, o Corpo de Bombeiros resgatou as vítimas e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) as transportou para a UPA. Um dos bombeiros que participava da operação era tio do adolescente e foi visto emocionado no local.

A morte de Lucas faz com que o número de vítimas das chuvas em Pernambuco desde o dia 25 de maio suba para 129, na maior tragédia natural do século XXI do Estado. A maioria das mortes ocorreu devido a deslizamentos de barreira no Recife, Jaboatão dos Guararapes, Olinda, Camaragibe (Grande Recife) e Limoeiro (Agreste).

Em nota, a Prefeitura do Recife informou que equipes da Assistência Social irão prestar apoio às famílias atingidas, e a Defesa Civil "atua na avaliação do risco das casas para interditar as que não apresentam mais condição de habitação no momento". A Escola Ricardo Gama será disponibilizada para abrigar temporariamente as famílias atingidas.

Tags

Autor