Na última quarta-feira (20), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), concedeu uma entrevista à Rádio Jornal. A conversa foi pelo Zoom e uma coisa chamou a atenção: o tempo todo, sentado ao lado de Padilha, estava o pernambucano Mozart Sales, assessor especial do ministro.
Ele não falou, em momento algum. Estava apenas marcando presença e à disposição do titular da pasta durante a entrevista, mas sempre no vídeo.
Currículo e futuro
Mozart Sales foi vereador, secretário do Ministério da Saúde e coordenador do programa Mais Médicos. Além disso, também já foi diretor da Hemobrás.
Agora, comenta-se que deverá ser o nome do PT para compor a vice na chapa de João Campos (PSB), caso os petistas apoiem o PSB na eleição do Recife em 2024.
Resta saber se João vai querer entregar o espaço no palanque.
Emperrou
As negociações sobre o apoio do PT a João emperraram porque os petistas decidiram que não querem mais funcionar como linha auxiliar dos socialistas. A proposta do partido de Lula em Pernambuco é uma “sinuca de bico”. A exigência para apoiar é ter a vice e isso está diretamente conectado à eleição de 2026.
Ou disputa ou apoia
Se João quiser ser candidato ao governo em 2026, será obrigado a entregar a administração municipal ao vice. E assim o PT voltaria a comandar a capital por ao menos dois anos, com garantia de buscar a reeleição em 2028. Pode ser o fim da sequência de governos socialistas no Recife. João sairia para disputar com a governadora Raquel Lyra (PSDB) que buscará a reeleição. Caso perca, não terá para onde levar seu grupo, porque a prefeitura estará ocupada.
Ou apoia ou disputa
Por outro lado, caso João Campos entenda que não vale a pena disputar o governo em 2026, o PSB estaria com o PT como aliado no Recife e seria obrigado a apoiar um candidato petista ao governo. Isso também não é vantajoso. Caso os petistas percam a eleição, a derrota pesará para o próprio PSB. E se o PT vencer e assumir o governo, o sonho de João de disputar o Palácio do Campo das Princesas ficará ainda mais distante. Ele terá que esperar ainda mais. Não é uma decisão fácil.
Tem que ser bom pra mim
Gleisi Hoffmann (PT) não quer partidos pagando multa por irregularidades, então propõe acabar com a Justiça Eleitoral. Arthur Lira (PP) está tendo problemas com a lei, então quer por rédeas na Polícia Federal. Antes disso, já houve sugestões para que a Polícia Rodoviária Federal tivesse suas atribuições modificadas. Em 2022, temendo perder a eleição, Bolsonaro (PL) resolveu que as urnas eletrônicas não serviam.
Birrentos
Se as pessoas cumprissem as leis, não precisavam se preocupar com a atuação da polícia. Se as pessoas não se envolvessem em irregularidades, não precisariam pagar multa. Nossas autoridades são mimadas e nossas instituições mereciam coisa melhor.
Habitação
Os ministros Waldez Góes (Integração Nacional) e Jader Barbalho (Cidades), estarão no Recife na esta semana para o Fórum Norte e Nordeste da Indústria da Construção.
O evento vai acontecer no Recife nos dias 28 e 29 de setembro, no Cais do Sertão, abordando os principais temas ligados aos desafios da construção civil.
Também estão na programação o deputado federal Fernando Marangoni (UB-SP), presidente da Frente Parlamentar de Habitação, o presidente da Fiepe, Ricardo Essinger; a secretária de Desenvolvimento Urbano de Pernambuco, Simone Nunes, e o secretário de Turismo de Pernambuco, Daniel Coelho (Cidadania).
A governadora Raquel Lyra e o prefeito do Recife, João Campos, já confirmaram presença.